O setor de logística é um dos segmentos que terá a expansão mais rápida na transição energética no Brasil. A FedEx Express, maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a expansão da sua frota de veículos elétricos no Brasil.
De acordo com o comunicado oficial, em 2023, começam a circular em Salvador (BA) e em Recife (PE) oito vans elétricas para atender clientes do Nordeste do País. A FedEx afirmou que planeja seguir ampliando a quantidade de veículos de emissão zero em sua frota brasileira.
Os novos veículos são unidades do Peugeot E-expert, o furgão elétrico equipado com o motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque alimentado pela bateria de 75 kWh suficiente para uma autonomia de até 330 km (WLTP). Dispondo de abertura de 180° em suas portas e suportando até 1,5 tonelada, o veículo elétrico comercial possui uma porta lateral corrediça de série.
“Com o crescimento da frota de veículos elétricos para entrega, a FedEx Express, no Brasil, está contribuindo com o objetivo global da companhia de ter operações neutras em carbono até 2040”, diz Guilherme Gatti, vice-presidente de operações para a FedEx no país. “A transição da nossa frota de coleta e entrega para o modelo elétrico é um ponto importante de como planejamos trabalhar em direção ao nosso objetivo, e estamos orgulhosos de trazer esse novo modelo para atender os clientes no Nordeste”.
Uma das pioneiras na eletrificação, a FedEx se tornou a primeira empresa de cargas a ter veículos elétricos no Brasil, quando adicionou as primeiras unidades elétricas em sua frota em 2014.
A meta global é substituir todos os veículos de carga por modelos elétricos até 2040. Uma ação que está programada para acontecer em fases, alinhada às projeções de aumento da disponibilidade de veículos elétricos comerciais e infraestrutura correspondente nos próximos anos.
O objetivo é que, até 2025, 50% das compras de veículos de coleta e entrega da FedEx sejam modelos de emissão zero, aumentando para 100% de todas as aquisições de coleta e entrega até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv