FedEx Express amplia frota de veículos elétricos no Brasil
Unidade brasileira está seguindo os objetivos globais de ter uma frota de coleta e entrega composta por modelos elétricos até 2040
O setor de logística é um dos segmentos que terá a expansão mais rápida na transição energética no Brasil. A FedEx Express, maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a expansão da sua frota de veículos elétricos no Brasil.
De acordo com o comunicado oficial, em 2023, começam a circular em Salvador (BA) e em Recife (PE) oito vans elétricas para atender clientes do Nordeste do País. A FedEx afirmou que planeja seguir ampliando a quantidade de veículos de emissão zero em sua frota brasileira.
Galeria: Peugeot e-Expert
Os novos veículos são unidades do Peugeot E-expert, o furgão elétrico equipado com o motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque alimentado pela bateria de 75 kWh suficiente para uma autonomia de até 330 km (WLTP). Dispondo de abertura de 180° em suas portas e suportando até 1,5 tonelada, o veículo elétrico comercial possui uma porta lateral corrediça de série.
“Com o crescimento da frota de veículos elétricos para entrega, a FedEx Express, no Brasil, está contribuindo com o objetivo global da companhia de ter operações neutras em carbono até 2040”, diz Guilherme Gatti, vice-presidente de operações para a FedEx no país. “A transição da nossa frota de coleta e entrega para o modelo elétrico é um ponto importante de como planejamos trabalhar em direção ao nosso objetivo, e estamos orgulhosos de trazer esse novo modelo para atender os clientes no Nordeste”.
Uma das pioneiras na eletrificação, a FedEx se tornou a primeira empresa de cargas a ter veículos elétricos no Brasil, quando adicionou as primeiras unidades elétricas em sua frota em 2014.
A meta global é substituir todos os veículos de carga por modelos elétricos até 2040. Uma ação que está programada para acontecer em fases, alinhada às projeções de aumento da disponibilidade de veículos elétricos comerciais e infraestrutura correspondente nos próximos anos.
O objetivo é que, até 2025, 50% das compras de veículos de coleta e entrega da FedEx sejam modelos de emissão zero, aumentando para 100% de todas as aquisições de coleta e entrega até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança