A startup de tecnologia BrightDrop da GM entregou os primeiros 150 veículos elétricos da FedEx de uma encomenda total de 2.500 unidades. As cinco primeiras vans haviam sido entregues em dezembro de 2021.

A FedEx disse que isso representa um marco crítico para a empresa, pois planeja transformar toda a sua frota de coleta e entrega de encomendas (PUD) para veículos totalmente elétricos ou com emissões zero e de escapamento zero até 2040.

Galeria: GM - Van elétrica BrightDrop

Todos os 150 veículos elétricos entregues pela BrightDrop são o modelo maior Zevo 600, anteriormente conhecido como EV600. Projetada para entregas de última milha, a van elétrica oferece 17 metros cúbicos de espaço de carga e um alcance de até 646 quilômetros. O veículo é construído na plataforma Ultium da GM.

"Em pouco menos de seis meses, fizemos a entrega de 150 BrightDrop Zevo 600 para nossa frota de coleta e entrega de encomendas. No ambiente atual de escassez de chips e problemas na cadeia de suprimentos, isso não é um feito comum e um verdadeiro testemunho da colaboração entre a FedEx e a BrightDrop."

Mitch Jackson, Diretor de Sustentabilidade da FedEx

Os primeiros 150 BrightDrop Zevo 600 foram entregues em todo o sul da Califórnia à FedEx Express, uma subsidiária da FedEx Corporation e uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo. Isso faz parte de um acordo maior que fará com que a FedEx adicione um total de 2.500 vans de entrega elétrica BrightDrop Zevo 600 em suas operações nos próximos anos.

Para apoiar a nova frota, a FedEx está construindo infraestrutura de carregamento em toda sua rede de instalações, com a empresa já instalando mais de 500 estações de carregamento em toda a Califórnia. A FedEx também está investindo para expandir a geração no local e a aquisição de energia renovável em suas instalações.

"Nosso Zevo 600 tem sido um veículo recorde desde o início. De um tempo recorde para o mercado, para entregar uma das maiores frotas de vans de entrega elétrica na estrada hoje, a BrightDrop está mostrando ao mundo como é a entrega sustentável."

Travis Katz, presidente e CEO da BrightDrop

A FedEx usou seu primeiro veículo elétrico, um modelo movido a bateria ácida na Califórnia em 1994, e se tornou a primeira empresa de entregas a usar veículos híbridos para coleta e entrega em 2003.