A BrightDrop, empresa dedicada a veículos elétricos comerciais e soluções afins da GM, entregou recentemente as cinco primeiras vans elétricas EV600 encomendadas pela FedEx nos Estados Unidos.

Adicionar veículos totalmente elétricos à frota da FedEx é um passo importante no objetivo da empresa de operar uma frota global de utilitários totalmente elétrica até 2040.

"A entrega do primeiro BrightDrop EV600s é um momento histórico, nascido de um espírito de colaboração entre duas das principais empresas americanas. Na FedEx, transformar nossa frota de picapes e entregas em veículos elétricos é essencial para alcançar nossas ambiciosas metas de sustentabilidade anunciadas no início deste ano."

Mitch Jackson, Diretor de Sustentabilidade da FedEx

GM - BrighDrop EV600 da FedEx
GM - BrighDrop EV600 da FedEx
GM - BrighDrop EV600 da FedEx

As vans BrightDrop EV600 foram entregues à FedEx Express, subsidiária da FedEx, uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo, que planeja que 50% de suas compras globais de veículos para entregas sejam elétricas até 2025, subindo para 100% até 2030.

O CEO da BrightDrop, Travis Katz, está confiante de que ajudará a FedEx a alcançar essas metas ambiciosas.

"À medida que o eCommerce continua a crescer, a BrightDrop está entusiasmada com a parceria com a FedEx em nossa missão de reduzir drasticamente as emissões de veículos de entregas e alcançar um futuro melhor para todos nós. A FedEx tem metas ambiciosas de sustentabilidade, e a velocidade com que trouxemos os primeiros veículos elétricos BrightDrop ao mercado mostra como o setor privado pode inovar e ajudar a trazer soluções para alguns dos nossos maiores desafios relacionados ao clima e às emissões."

Travis Katz, Presidente e CEO da BrightDrop

Ele acrescentou que o EV600 é "o veículo mais rápido já construído, do conceito ao mercado, na história da GM ", sendo desenvolvido em apenas 20 meses, o que é um recorde na indústria.

Projetado para entregas, o BrightDrop EV600 é alimentado pela plataforma de baterias Ultium, oferecendo um alcance estimado de até 402 km com uma carga completa. O veículo é construído para a entrega de bens e serviços, oferecendo mais de 17 metros cúbicos de área de carga.

Para apoiar a nova frota elétrica, a FedEx está construindo uma infraestrutura de carregamento em toda a sua rede de instalações, incluindo 500 estações de carregamento já espalhadas por toda a Califórnia. A empresa diz que também está trabalhando com empresas de serviços públicos para ajudar a avaliar e determinar a capacidade necessária para as redes elétricas suportarem essa infraestrutura de carregamento.