A mobilidade para as entregas de última milha tornou-se uma parte importante da vida urbana nos últimos anos. Com cada vez mais cidades na Europa e na Ásia incentivando proativamente os cidadãos a renunciar ao uso de carros, as motos elétricas, bem como veículos leves de duas, como os patinetes e as bikes elétricas, têm visto um grande aumento de popularidade.
Na Índia, por exemplo, a Yulu, uma empresa de mobilidade elétrica compartilhada está preparada para expandir as operações após uma parceria com a Bajaj Auto, um dos maiores fabricantes de motocicletas do país e que desembarcou no Brasil recentemente.
Através desta parceria, as duas empresas lançaram duas novas scooters elétricas chamadas Miracle GR e DeX GR. Projetadas para aplicações de deslocamento pendular e entrega de última milha, os modelos duas rodas foram projetados especificamente para lidar com o clima em constante mudança da Índia e com as duras condições das ruas
A tecnologia Yulu alimentará as duas scooters elétricas de duas rodas, enquanto a experiência industrial da Bajaj na fabricação garantirá a aquisição das scooters. Em um artigo publicado pelo The Economic Times, o co-fundador e CEO da Yulu, Amit Gupta, afirmou, "as necessidades de mobilidade e as expectativas dos clientes estão mudando rapidamente e os modelos tradicionais de propriedade estão sendo perturbados. Este lançamento solidificará ainda mais nossa posição como líder de mercado no espaço de mobilidade compartilhada".
Mais especificamente, Yulu espera entregas 100.000 novas scooters elétricas nas principais cidades do país, e no processo, obter dez vezes mais receitas até o final de 2023. De fato, a parceria com Bajaj é a chave para este desafio, pois a infraestrutura existente será usada para fabricar as scooters, reduzindo significativamente os custos no processo. Além disso, o desenvolvimento das novas scooters faz uso de peças de origem local.
S Ravikumar, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Bajaj Auto Limited declarou: "Estes veículos da próxima geração fabricados para a Índia, com seus fortes fundamentos de engenharia e uma estética de design sofisticada, são um marco não só para nós, mas para toda a categoria de mobilidade elétrica".
Em termos de estilo e configuração, a Miracle GR é a scooter padrão projetada para o transporte de pessoas pela cidade. Enquanto isso, a DeX GR é o modelo focado nas entregas que integra um baú traseiro projetado para o transporte de pequenas e médias encomendas. De acordo com Yulu, ambos os modelos são 100% feitos na Índia.
Fonte: The Economic Times, E-Vehicle Info
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