Bicicletas elétricas da Honda parecem motos e são inspiradas em clássicos
Bikes elétricas têm inspiração no design de motonetas e scooters da marca japonesa que fizem sucesso no passado
Não tão populares no Brasil devido ao custo elevado, as bicicletas elétricas têm maior espaço em outros mercados globais. Prova disso é que a Honda acaba de lançar sua nova linha de bicicletas elétricas que, no lugar de trazer um visual tradicional, se inspira em famosas motos da marca japonesa.
Ao menos num primeiro momento, as novas Honda Cub e:, Dax e: e Zoomer e: serão comercializadas somente na China, país onde as bikes elétricas têm um grande mercado. Em comum, todas as bicicletas elétricas tem velocidade limitada em 25 km/h velocidade próxima ao de patinetes elétricos menores e mais básicos encontrados para aluguel em algumas metrópoles do Brasil.
Falando de cada bicicleta elétrica, a Cub e: se inspira no visual icônico da famosa Honda Super Cub, cujo modelo original estreou em 1958, sendo a responsável pelo sucesso inicial da marca japonesa nos Estados Unidos. Inspirada na motoneta que é produzida até hoje, a bike elétrica vem equipada com uma bateria de lítio que garante uma autonomia de até 64 quilômetros, que pode ser recarregada/descarregada por 2.000 vezes, segundo a Honda. Além disso, e-bike tem até farol que remete a SuperCub e freios a disco.
Já a bike elétrica Dax e: se inspira na clássica minimoto Honda Dax 1969. Assim como o modelo original, esse modelo traz um quadro em forma de “T”, guidão mais alto e pneus mais borrachudos – também inspirados no modelo original que foi pensado para pequenas trilhas off-road. Essa bicicleta elétrica roda um pouco mais que a Cub e: 80 quilômetros, o que é mais do que suficiente para ir e voltar do trabalho em nossa realidade. A Honda diz que todas têm como público os jovens chineses da geração Z.
Entre as três opções de bicicletas elétricas listadas aqui, sem dúvidas a Zoomer e: é a que ostenta o visual mais futurista. E isso não é à toa, pois ela é inspirada na Honda Zoomer lançada em 2002 no mercado asiático, que também ficou famosa como Ruckus nos Estados Unidos e Canadá. Ela tem um quadro do tipo monotubo e posição de pilotagem mais sentada com as penas livres, como numa tradicional scooter – apesar de ainda continuar sendo uma bicicleta. Tem ainda faróis duplos, um sistema de suspensão robusto pneus mais grossos. A autonomia é a maior de todas: 90 km.
A Cub e: será comercializada por US$ 885, mesmo valor cobrado pela Dax e:. Já a Zoomer é a mais cara das três, mas só um pouco: US$ 900.
Galeria: Bicicletas elétricas Honda
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