A BMW revelou muitas coisas em sua conferência anual, particularmente no que diz respeito aos lançamentos de veículos elétricos. Adicionando à lista está a confirmação de que o próximo X2 redesenhado será acompanhado por uma versão totalmente elétrica chamada, não surpreendentemente, de iX2.
Já vimos fotos de flagras do iX2 anteriormente e até encomendamos uma projeção de como a versão de produção do X2 movido a gasolina pode parecer, mas esta é a primeira vez que ouvimos da boca de um executivo que a produção da versão elétrica é oficial.
O X2 é basicamente uma versão "cupê" do pequeno SUV X1 com um design mais robusto e teto mais inclinado na parte traseira. Como tal, a versão elétrica provavelmente compartilhará todos os seus elementos com o iX1 que já está à venda nos mercados europeus e deve vir ao Brasil em breve.
O BMW iX1 xDrive 30 tem dois motores elétricos que fornecem até 313 cv de potência, 50,3 kgfm de torque e um alcance de 413-438 km WLTP. A arrancada de 0 a 100 km/h leva 5,7 segundos de acordo com a BMW, e sua velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria do iX1 é de 66,5 kWh, o que significa que sua capacidade utilizável será um pouco menor Podemos esperar números semelhantes, se não idênticos, para o iX2.
O X2 e o iX2 também serão construídos na mesma fábrica que o X1 e o iX1 em Regensburg, na Alemanha, e estarão à venda no final de 2023, com as entregas começando, pelo menos na Europa, no início do próximo ano, devendo chegar aos demais mercados globais nos meses seguintes.
A BMW também aproveitou a ocasião de sua conferência anual para confirmar que o BMW i5 estreará ao lado do novo Série 5 sedã em outubro de 2023. Esse anúncio veio com uma imagem teaser oficial, algo que não obtivemos com esta confirmação do iX2. Os executivos da empresa também revelaram que o i5 terá uma versão M de alto desempenho e um modelo de perua Touring de teto longo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BMW ultrapassa Tesla pela 1ª vez nas vendas de carros elétricos na Europa