Pacto Mobility planeja instalar carregadores a cada 100 km no Brasil
Empresa nacional entra no mercado para ampliar a infraestrutura com produção de carregadores com tecnologia 100% nacional
De olho no avanço da mobilidade elétrica no Brasil, o Grupo Pacto Energia comprou a fábrica de carregadores da Techview, localizada em Itajaí (SC), criando a Pacto Mobility, uma empresa de soluções de carregamento para veículos elétricos, que criará uma infraestrutura de carregamento e ofertará carregadores com tecnologia 100% nacional.
InsideEVs.com esteve presente no Zero Summit, evento realizado na BloombergNEF em São Paulo (SP) para discutir os desafios e as oportunidades da transição para uma economia de zero emissão, ocasião em que o CEO da empresa, Francisco Lima, fez o anúncio das novidades.
Carregadores da Pacto Mobility
A Pacto Mobility nasce com o objetivo de ser uma plataforma de eletromobilidade oferecendo, inclusive, serviço de carregamento por assinatura. Os assinantes terão acesso a toda rede de carregamento, incluindo serviços adicionais como energia elétrica por assinatura, geração distribuída e eficiência energética. Toda a energia utilizada pela empresa será proveniente de fontes renováveis.
O plano é instalar 100 pontos de recarga em dez das principais rodovias no Brasil, como Castelo Branco, Anhanguera, Bandeirantes e Rio-Santos. Todos os equipamentos, como destaca o executivo, foram desenvolvidos no país com engenharia nacional e terão produção local.
Projeto de instalação de carregadores em estradas
Em seu site, a empresa mostra um mapa de como planeja oferecer a rede de carregamento, a qual tem início de operação previsto para até o final de 2023. Na mesma página tem uma calculadora onde é possível informar alguns modelos de carros elétricos e calcular o tempo de recarga de acordo com a potência informada do carregador, que pode ser selecionada.
Lima também destacou que ele próprio rodou mais de 70.000 km à bordo de um carro elétrico pelas estradas do país para avaliar as reais dificuldades e necessidades do dia a dia dos motoristas de veículos elétricos.
Além da infraestrutura de carregamento e do serviço de assinatura com preço fixo, outro destaque é a linha de carregadores da empresa, que tem opções para empresas, condomínios e inclui um carregador portátil universal e inteligente totalmente desenvolvido no Brasil, que funciona com potência de até 30 kW DC.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos