page ad skin

Volkswagen ID.1, o futuro carro elétrico barato, pode ser feito na Índia

Subcompacto custará menos de 20.000 euros e poderá rivalizar com o Citroën C3 elétrico, também produzido por lá

volkswagen id2 (1)

O Volkswagen ID.1, futuro carro elétrico de entrada da Volkswagen, pode ser produzido na Índia. A montadora de Wolfsburg considera fabricar o modelo que deve chegar ao mercado em 2027 no país asiático que está despontando como um polo de produção para a mobilidade elétrica.

De acordo com Thomas Schaefer, CEO da Volkswagen, o grupo trabalha com quatro "fluxos" de trabalho atualmente sendo supervisionados para encontrar maneiras de reduzir o custo de carro elétrico de entrada, antes de sua chegada ao mercado, algo previsto para entre 2026 e 2027.

"Há quase uma obrigação para nós de acertarmos isso", disse Schaefer na semana passada.

"Essa é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos que fazer um carro que seja acessível".
Cupra Urbana Rebelde

A Volkswagen ainda não decidiu qual plataforma será utilizada para o VW ID.1, mas Schaefer disse que seria improvável uma versão da MEB Entry, que servirá de base aos futuros carros elétricos compactos do grupo, como o VW ID.2 e suas contrapartidas da Skoda e Cupra.

O futuro carro elétrico de entrada, por enquanto chamado ID.1, mas ainda sem nome oficial confirmado, terá baterias LFP e, para reduzir o custo de produção, a Volkswagen não descarta utilizar uma plataforma de um parceiro. 

"Ou você resolve o problema com a balança, ou você reduz o tamanho da bateria, ou você faz parceria e dimensiona ainda mais. Ainda não decidimos." 

Volkswagen ID.2all

Volkswagen ID.2all

Por fim, restam muitas dúvidas sobre o pequeno carro elétrico da Volkswagen, que ficará abaixo do VW ID.2, este previsto para 2025 como o "Golf elétrico" com preço na faixa de 25.000 euros - o local de produção é apenas mais uma das incertezas. 

Com vários anúncios recentes de investimentos em mobilidade elétrica, a Índia está emergindo como um produtor de carros elétricos acessíveis. Recentemente, a Stellantis deu início à produção local do Citroën e-C3, enquanto Renault e Nissan confirmaram a produção de dois carros elétricos de entrada por lá. Além disso, a Suzuki já confirmou a construção de uma fábrica de veículos elétricos no país.

Existe a possibilidade de que o nome definitivo do futuro carro elétrico da VW não seja VW ID.1. Há rumores de que a Volkswagen possa resgatar um nome clássico, como fará com Golf e Tiguan, por exemplo. Assim, o modelo poderia se chamar Polo, o que já foi sugerido por executivos da própria marca, embora nada seja oficial por enquanto.

Fonte: Automotive News