O Volkswagen ID.1, futuro carro elétrico de entrada da Volkswagen, pode ser produzido na Índia. A montadora de Wolfsburg considera fabricar o modelo que deve chegar ao mercado em 2027 no país asiático que está despontando como um polo de produção para a mobilidade elétrica.
De acordo com Thomas Schaefer, CEO da Volkswagen, o grupo trabalha com quatro "fluxos" de trabalho atualmente sendo supervisionados para encontrar maneiras de reduzir o custo de carro elétrico de entrada, antes de sua chegada ao mercado, algo previsto para entre 2026 e 2027.
"Há quase uma obrigação para nós de acertarmos isso", disse Schaefer na semana passada.
"Essa é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos que fazer um carro que seja acessível".
A Volkswagen ainda não decidiu qual plataforma será utilizada para o VW ID.1, mas Schaefer disse que seria improvável uma versão da MEB Entry, que servirá de base aos futuros carros elétricos compactos do grupo, como o VW ID.2 e suas contrapartidas da Skoda e Cupra.
O futuro carro elétrico de entrada, por enquanto chamado ID.1, mas ainda sem nome oficial confirmado, terá baterias LFP e, para reduzir o custo de produção, a Volkswagen não descarta utilizar uma plataforma de um parceiro.
"Ou você resolve o problema com a balança, ou você reduz o tamanho da bateria, ou você faz parceria e dimensiona ainda mais. Ainda não decidimos."
Volkswagen ID.2all
Por fim, restam muitas dúvidas sobre o pequeno carro elétrico da Volkswagen, que ficará abaixo do VW ID.2, este previsto para 2025 como o "Golf elétrico" com preço na faixa de 25.000 euros - o local de produção é apenas mais uma das incertezas.
Com vários anúncios recentes de investimentos em mobilidade elétrica, a Índia está emergindo como um produtor de carros elétricos acessíveis. Recentemente, a Stellantis deu início à produção local do Citroën e-C3, enquanto Renault e Nissan confirmaram a produção de dois carros elétricos de entrada por lá. Além disso, a Suzuki já confirmou a construção de uma fábrica de veículos elétricos no país.
Existe a possibilidade de que o nome definitivo do futuro carro elétrico da VW não seja VW ID.1. Há rumores de que a Volkswagen possa resgatar um nome clássico, como fará com Golf e Tiguan, por exemplo. Assim, o modelo poderia se chamar Polo, o que já foi sugerido por executivos da própria marca, embora nada seja oficial por enquanto.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos