A Citroën, que faz parte da Stellantis, está planejando revelar uma linha de pequenos veículos elétricos que terão preços em torno da marca de US$ 27.000 (R$ 142.000), ou seja, alguns milhares de dólares abaixo dos principais rivais.
Espera-se que os carros sejam revelados nos próximos dois ou três anos e os modelos menores receberão designs "de ponta" para atrair um público maior, como disse o chefe de design da marca, Pierre Leclercq, à publicação britânica Autocar.
Como parte de seu conhecido não-conformismo, a Citroën não fará apenas versões menores de carros maiores, como diz Leclercq, e, em vez disso, irá se inspirar no conceito Oli e no microcarro Citroën Ami.
Com o Fiat 500e de geração atual custando a partir de cerca de US$ 33.000 na Europa, os próximos modelos elétricos da Citröen seriam muito mais acessíveis, mas para chegar a um preço inicial ainda mais baixo, a marca francesa está preparada para abandonar os sistemas convencionais de informação e entretenimento. Em vez disso, alguns dos futuros EVs usarão o smartphone do proprietário como dispositivo multimídia, conectado aos alto-falantes do carro.
"Quando você pensa sobre isso, o que as pessoas querem? Elas querem a melhor experiência a bordo", disse Leclercq. "Você vive com seu telefone o dia todo. Portanto, quanto mais nos aproximamos [em um carro] do que temos no nosso telefone, acho que é melhor. Você deve ter apenas o que tem em seu telefone", acrescentou ele.
É provável que a Citroën use a mesma plataforma CMP que sustenta o Opel Corsa Electric e o o Peugeot e-208 para seus próximos modelos, o que significa que eles receberão o mesmo pacote de bateria de 51 kWh e motor elétrico de 156 cv montado na dianteira.
"Temos grandes produtos saindo em breve que são, eu acho, realmente muito bons em termos de design. Vai ser super legal. Estamos entusiasmados em colocar essas coisas na estrada. Os preços terão que ser agressivos. Só podemos estar orgulhosos de ter feito isso", disse o diretor de design da Citröen para a Autocar.
A montadora francesa tem atualmente os modelos E-C4, Ami, E-Berlingo, E-Spacetourer, E-Dispatch e E-Relay em sua linha totalmente elétrica na Europa. Recentemente, o compacto Citroën e-C3 começou a ser vendido na Índia.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD "engole" Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil