Com a chegada da Fórmula E ao Brasil, que estreia na cidade de São Paulo, neste sábado (25) para a sexta corrida do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2023, a Tata Consultancy Services (TCS) anuncia sua estreia como parceira oficial da equipe Jaguar TCS Racing Formula E.
Na Fórmula E, a configuração do carro – que inclui o trem de força, pacote de suspensão mecânica, estratégia de uso de energia e software – é um fator diferencial para vencer ou perder as corridas.
O objetivo da TCS é utilizar tecnologia digital e a computação em nuvem para melhorar o desempenho do monoposto elétrico e transferir esses aprendizados da pista para a estrada.
Isso se torna relevante porque em um fim de semana de treinos, qualificação e corrida, a quantidade de dados coletados chega a até 3 terabytes, que podem levar horas para serem baixados. No entanto, a computação em nuvem acelera o fluxo de dados do circuito para a fábrica e vice-versa, potencializando a análise de dados em tempo crítico.
Esse ambiente de nuvem oferece aos engenheiros, tanto na pista quanto na fábrica, um acesso oportuno aos mesmos dados gerados pelo carro ou seu gêmeo digital, que é uma representação digital de um produto, sistema ou processo físico real ou planejado. A Jaguar TCS Racing aproveita essa tecnologia para expandir os limites do carro em um mundo virtual que visa melhorar o desempenho na vida real.
Os resultados obtidos na pista permitiram à Jaguar Land Rover aumentar a autonomia do I-PACE em 20 KM, uma melhoria que beneficiou o desempenho dos veículos rodoviários. Esses resultados permitem que a transição e a adoção de veículos elétricos sejam ainda mais rápidas e cresçam exponencialmente em todo o mundo.
Neste sábado (25), o InsideEVs Brasil acompanhará ao vivo pela primeira vez em São Paulo o Jaguar I-TYPE 6, um dos veículos mais potentes, leves e rápidos que promete estabelecer novos padrões de desempenho para um carro de corrida totalmente elétrico.