A Jaguar foi o grande destaque na primeira corrida da Fórmula E realizada no Brasil. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) foi o vencedor de uma prova que teve três carros com o trem de força da marca inglesa no pódio, com Nick Cassidy (Envision Racing) e Sam Bird (Jaguar TCS Racing) cruzando a linha juntos. O trio terminou com apenas meio segundo de diferença para fechar um emocionante Julius Baer São Paulo E-Prix inaugural diante de mais de 23.000 fãs.
Foi um impulso direto até o final no rápido Circuito de São Paulo de 11 curvas, com Evans conseguindo pilotar através de constantes mudanças de posição através do pelotão para levar a bandeira xadrez em primeiro lugar a partir da terceira posição no grid. O neozelandês tomou a iniciativa e a liderança de seu compatriota Cassidy, enquanto a corrida se encaminhava para as voltas de acréscimo após vários incidentes na prova.
Sua estratégia na volta 32 se mostrou decisiva, sem que nem Cassidy nem o colega de equipe, Bird, conseguissem desfazer a direção defensiva do líder - apesar de Bird ter conseguido alguns pontos percentuais a mais de energia durante sua subida do 10º lugar no grid de largada. Cassidy havia liderado a corrida mais de uma vez, mas estará mais do que satisfeito em marcar três pódios consecutivos pela primeira vez em sua carreira na Fórmula E.
O atual campeão mundial Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) largou na Pole Position e liderou o caminho cedo, defendendo António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team) durante a primeira rodada de ativações do ATTACK MODE até que a corrida alcançou sua metade da etapa.
A liderança foi quase impossível de ser alcançada na volta 14, com três ou quatro mudanças apenas nessa etapa e Cassidy saindo na frente.
Mas Vandoorne terminaria em sexto depois de lutar por energia utilizável de seu tempo na frente. Da Costa tinha escorregado para a quarta posição e se aproximou do pódio, mas ficou de fora dos 3 melhores.
O líder da classificação Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) largou em 18º lugar e conseguiu atravessar o pelotão para a alcançar a sétima posição, com Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) terminando em oitavo lugar, logo à frente do companheiro de equipe René Rast em nono e com Sébastien Buemi (Envision Racing) completando o top 10. Enquanto isso, Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) sofreu após um impacto com o monoposto NIO 333 de Dan Ticktum que viu seu 99X Electric ser empurrado para dentro do Porsche da Wehrlein.
Wehrlein mantém sua liderança no Campeonato Mundial de Pilotos com 86pts, e Dennis com 62pts, enquanto Cassidy passa para o terceiro apenas um ponto atrás do britânico. TAG Heuer Porsche Formula E Team segue na ponta superando a Envision Racing com 144 pts a 103 pts, com Jaguar TCS Racing em terceiro com 83 pts.
Fotos: Divulgação (ABB/DPPI-Fórmula E)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Fórmula E: Jaguar TCS Racing aposta em uso intensivo de dados e tecnologia
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Toyota Corolla volta às pistas e com um motor que queima hidrogênio líquido
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Campeonato mundial de carros movidos a energia solar terá edição em 2023