Para além do elevado custo de aquisição, ansiedade de alcance, e falta de infraestruturas de recarga pública em algumas áreas, uma das principais preocupações dos potenciais proprietários de carros elétricos é a duração da bateria. Contudo, de acordo com os novos dados divulgados pela Recurrent Auto, a maioria esmagadora dos VE ainda têm os seus pacotes de baterias originais.
A Recurrent Auto analisou 15.000 veículos elétricos e descobriu que - fora dos recalls de substituição de baterias - apenas 1,5% deles tiveram os seus pacotes de baterias substituídos. Não surpreendentemente, muitos dos veículos que tiveram as suas baterias substituídas foram o Chevrolet Bolt EV ou o Hyundai Kona Electric, embora ambos tenham sido chamados para a substituição do pacote completo de baterias.
A consultoria observou um número mais elevado de substituições de baterias não-recicladas em 2013 a 2015, nos sedãs Tesla Model S e nos hatchbacks Nissan Leaf de 2011 e 2012, do que em outros modelos.
No outro extremo do gráfico, veículos elétricos incluindo o Tesla Model Y, Tesla Model 3, Audi e-tron, e Tesla Model X viram o menor número de trocas. No entanto, é importante notar que o Model Y acabou de chegar ao mercado em 2020, e que alguns rivais estão disponíveis há muitos anos.
A Recurrent Auto fornece mais detalhes sobre carros específicos no estudo, incluindo os custos de substituição da bateria para cada modelo. Observa que as substituições de bateria para elétricos populares podem custar de US$ 5.000 a US$ 20.000, por isso faz sentido que os compradores estejam preocupados.
Dito isto, os carros elétricos também vêm com longas garantias de bateria, com uma duração mínima de oito anos e 160.000 km. Além disso, se houver um problema conhecido com a bateria de um veiculo elétrico, este pode acabar sendo alvo de um recall.
Mesmo que a bateria do seu veículo elétrico dure muito mais do que os 160.000 km, tenha em mente que ela irá se degradar lentamente, o que significa que perderá o alcance de condução com o tempo. No entanto, o investigador principal da Recurrent LizNajman compartilha:
"Os compradores de VE usados preocupam-se que a bateria do carro se degrade rapidamente como uma bateria de celular, e que não seja capaz de manter uma carga dentro de poucos anos. Isto não é uma boa comparação porque os pacotes EV são tecnologia complexa com sistemas de gestão de baterias que regulam cuidadosamente elementos como a carga e a temperatura. Esta pesquisa mostra que as baterias estão resistindo melhor do que o esperado e as substituições não são uma despesa surpresa automática para os proprietários aos 160.000 km".
O estudo fornece gráficos que mostram o quanto se pode esperar que a bateria de cada veículo elétrico se degrade com o tempo. Incluímos alguns exemplos abaixo:
Fonte: Recurrent Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil