O World Solar Challenge é uma corrida de carros movidos a energia solar que percorre toda a Austrália. O evento não é nada de novo, pois já acontece há 36 anos. A primeira corrid foi realizada em 1987. Equipes de todo o mundo competirão em uma rota de 3.000 km de Darwin no norte da ilha até Adelaide no sul. As diferentes equipes serão divididas em três classes distintas de veículos.
No mundo das corridas de enduro, pense nesta classe como a categoria Hipercarro. Os veículos desta classe são projetados para completar os 3.000 quilômetros da maneira mais eficiente possível. Os veículos têm um visual impressionante. O vencedor da classe Challenger é o carro que cruzar a linha de chegada em Adelaide primeiro.
Parâmetros de projeto para os carros Challenger
Máx. Comprimento: 5m
Máx. Largura: 2,2m
Largura máxima: 2,2m Painel solar: 4m2
Rodas: Pelo menos 3
Motorista: 1
Os veículos desta classe se concentram na praticidade, bem como no design. Eles são então um verdadeiro laboratório tecnológico para talvez os principais veículos movidos a energia solar. Os carros desta classe serão julgados por uma série de fatores, como design e desempenho. Eles também terão que completar três estágios de 1.200 quilômetros cada um sem recarregar.
Parâmetros de projeto para os carros Cruiser
Máx. Comprimento: 5m
Máx. Largura: 2,2m
Largura máxima: 2,2m Painel solar: 5m2
Rodas: Pelo menos 4
Motorista: 1+ Pelo menos 1 passageiro
Esta terceira e última classe está aberta a todos os conceitos. Ela permite que os veículos das edições anteriores do World Solar Challenge possam competir novamente. Para veículos que não cumpriram os parâmetros de projeto das outras duas classes, a "Adventure" é uma maneira muito boa de ainda participar do World Solar Challenge.
A Bridgestone, principal parceira do evento, anunciou que está apoiando financeiramente nove equipes universitárias da Europa, Índia, Oriente Médio e África. O World Solar Challenge 2023 será realizado de 22 a 29 de outubro de 2023 na Austrália.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Fórmula E: Jaguar TCS Racing aposta em uso intensivo de dados e tecnologia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Corolla volta às pistas e com um motor que queima hidrogênio líquido
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Jaguar domina o pódio na primeira corrida da Fórmula E no Brasil