Hyundai quer ficar no top 3 dos fabricantes de carros elétricos até 2030
Grupo Hyundai vai investir US$ 18 bilhões para impulsionar os VEs das marcas Hyundai, Kia e Genesis
O Hyundai Motor Group prometeu gastar cerca de 24 trilhões de wons (18,2 bilhões de dólares) até 2030 para acelerar a mudança para carros elétricos. A montadora sul-coreana está entre um pequeno grupo de montadoras globais que já se provaram com um portfólio atual e futuro de VEs interessantes.
A Hyundai - juntamente com as subsidiárias Kia e Genesis - pretende usar o grande investimento para aumentar sua produção de VEs, o que faz sentido já que uma das maiores preocupações é a falta de disponibilidade. Embora muitos fabricantes de automóveis estejam trazendo veículos elétricos para o mercado, eles nem sempre estão prontamente disponíveis, e muitos são bons em apenas alguns quesitos.
De acordo com a Automotive News, a Hyundai também estabeleceu uma meta de longo prazo para se tornar um dos três maiores produtores de carros elétricos do mundo. Como marcas tradicionais nos EUA como Ford e General Motors competem para superar a Tesla como líder mundial em veículos elétricos, a Hyundai se junta a outras, como a Volkswagen, com esforços notáveis para continuar sua ascensão ao topo.
A Hyundai pretende aumentar sua produção anual de EVs na Coréia para 1,51 milhão de unidades até o final da década, elevando seu volume global de EV para 3,64 milhões durante o mesmo período de tempo. Se tiver sucesso, suas marcas poderão eventualmente reivindicar cerca de 40% de todos os VE produzidos em todo o mundo.
Kia EV9 - 2024
Apenas para exemplificar, a Tesla produziu apenas 1,4 milhão de carros elétricos somente em 2022, e pode chegar a 2 milhões este ano. BYD produziu mais de 900.000 carros totalmente elétricos em 2022.
Até 2030, a Hyundai Motor Group espera oferecer 31 modelos totalmente elétricos. Como parte do plano, a empresa diz que a Kia estará abrindo uma nova fábrica ao sul de Seul que produzirá EVs construídos para esse fim. Enquanto isso, a Kia trará o EV9 (acima), um SUV totalmente elétrico de 7 lugares para o mercado em breve. A Hyundai acaba de lançar o Ioniq 6 e trará o Ioniq 7 para o mercado em 2024.
O novo anúncio da Hyundai Motor Group fundamenta ainda mais seus planos previamente divulgados de oferecer 17 veículos elétricos da Hyundai e Genesis, juntamente com 14 da Kia até 2030. O grupo também disse anteriormente que visava produzir 3,5 milhões de VEs anualmente até 2030, portanto sua estimativa mais recente está em alta, embora apenas ligeiramente.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca