page ad skin

Gigante chinesa SVolt terá cinco gigafábricas de baterias na Europa

Empresa se expande no Velho Continente para melhor abastecer seus clientes europeus de veículos elétricos

Svolt batterie senza cobalto

O fabricante chinês de baterias SVolt Energy quer expandir-se na Europa. A empresa declarou que quer construir até cinco novas fábricas Gigafactories para abastecer seus clientes de países ocidentais.

A SVolt, uma colaboração entre a BMW e a Great Wall Motor, já tem duas fábricas na Alemanha e começará a fornecer suas baterias à Stellantis a partir de 2025 com uma fábrica alemã. Mas isso não é o bastante. 

SVOLT Energy Technology lithium-ion cell

Baterias para um 1 milhão de carros elétricos

A empresa quer ter uma capacidade de produção na Europa de pelo menos 50 GWh por ano até o final da década. Isto foi declarado por Kai-Uwe Wollenhaupt, chefe da divisão europeia. A ideia é poder fornecer baterias para pelo menos 1 milhão de carros elétricos por ano.

"A indústria de baterias na Europa está realmente decolando", disse Wollenhaupt, "e nós queremos aproveitar o crescimento". Poderíamos construir nossas fábricas de produção ainda mais rápido se houvesse mais espaços e trabalhadores qualificados disponíveis".

Um movimento que quase vai contra a tendência, dada a incrível atratividade da América do Norte após a promulgação da Lei de Redução de Inflação com a qual Joe Biden decidiu apoiar a transição ecológica americana em vários segmentos.

Produção de baterias na fábrica da Svolt

Muitos chineses olham para a Europa

Seja como for, a SVolt está em conversações com vários fabricantes de automóveis europeus, portanto, sua presença ali está se tornando estratégica. Ainda não está claro com quais e quantos fabricantes estão conversando, mas, de acordo com a alta administração da empresa chinesa, três acordos devem ser fechados dentro de um ano.

Além da SVolt, a CATL também está olhando com grande interesse para a Europa. O principal fabricante mundial de baterias, que também é chinês, já começou a trabalhar em sua primeira fábrica no Velho Continente. Ela estará localizada na Alemanha e logo será acompanhada por uma segunda Gigafactory sediada na Hungria. As duas fábricas serão usadas para fornecer baterias a clientes como Mercedes e Volkswagen.

Depois há Envision Aesc, que quer construir fábricas na Espanha e na França, e EVE Energy, ligada à BMW e pronta para construir um centro de produção na Hungria.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários