A próxima geração de carros elétricos da BMW promete dar importante salto em eficiência graças à adoção de uma nova linhagem de baterias. Fornecidas pela Eve Energy, as novas células cilíndricas de sexta geração vêm sendo aguardadas com bastante expectativa e terão desempenho superior às da Tesla. Terão formato do tipo 4695 e serão cerca de 15 milímetros mais altas do que as 4680 usadas pela rival.

Ao que tudo indica, as novas baterias estarão disponíveis nas versões 260 e 280 Wh/kg, ou seja, acima dos 234 Wh/kg das 4680 atualmente adotadas pela Tesla. Dessa forma, as novas células garantirão à BMW ofertar densidade energética quase 20% superior.

Por serem mais altas, as células 4695 permitirão criar carros elétricos com 40% a mais de autonomia usando pacotes iguais de comprimento e largura. O novo formato também promete impactar no formato das próximas carrocerias, seja em termos aerodinâmicos ou de habitabilidade. A expectativa é de que os carros fiquem ligeiramente mais altos.

Além das baterias, a BMW está investindo no desenvolvimento de uma nova geração de motores elétricos, que serão consideravelmente mais eficientes.

Nas versões de 260 Wh/kg, as novas baterias poderão ser carregadas (10-80%) em apenas 12 minutos. Já as de 280 Wh/kg, com mais capacidade, precisarão de 20 minutos para completar uma carga. Dependendo do modelo, será possível acalcanhar 1.000 km de autonomia no ciclo WLTP.

A plataforma Neue Klasse integrará um sistema elétrico de 800 volts e promete rivalizar em pé de igualdade com as arquiteturas PPE da Audi e MMA da Mercedes-Benz. Além disso, garantirá competitividade para BMW contra as chinesas NIO ou XPeng.