O Dacia Sandero, campeão absoluto das vendas entre os automóveis na Europa, tentará sobreviver se mantendo competitivo. A marca romena reconhece a importância desse modelo e está investindo pesado na próxima geração, que será lançada em 2028 e contará com a versão elétrica pela primeira vez.

A quarta geração do utilitário compacto trará diversas novidades, incluindo novas tecnologias de propulsão. O futuro Sandero estará disponível com sistemas híbridos-leves, híbridos, a GLP e elétricos a bateria.  

Galeria: Dacia Sandero (2027) - projeção Motor1.com

Segundo a L'Automobile Magazine, o Sandero elétrico será fabricado na Europa, mesmo com a produção das demais versões sendo transferidas para o Marrocos. O objetivo principal é ter acesso a incentivos estatais. A produção local do Sandero EV permitirá que a Dacia se beneficie desses incentivos, tornando o carro mais acessível aos consumidores europeus.

O próximo Sandero movido a bateria deve ser baseado na plataforma CMF B na qual o modelo atual se baseia. Anteriormente conhecida como CMF-B EV, esta base evoluiu para a AmpR Small devido ao projeto mais avançado do novo Renault 5 E-Tech elétrico, sendo que este último compartilhará alguns de seus elementos com o próximo Sandero.

Dacia Sandero (2027), Motor1.com

Curiosamente, o texto afirma que a chegada deste Sandero elétrico poderia decretar o fim do atual Dacia Spring (Kwid E-Tech), o que é um pouco confuso, considerando que a marca tem planos de uma nova geração para o elétrico de entrada, ainda que seja importante destacar que este último é produzido na China e a empresa queira migrar o bônus ecológico da fabricação para a Europa.

Fonte: L'Automobile