O Arrow One, uma inovadora van elétrica destinado a entregas urbanas de última milha e concebido no Brasil desde o zero, acaba de finalizar sua primeira fase de testes juntos a clientes.
A empresa fundada em Caixas do Sul (RS) anunciou que a fase I aconteceu no estado de São Paulo, entre dezembro de 2022 e abril de 2023, entregando mais de 5.000 encomendas, de todos os tipos e tamanhos, levadas diariamente aos consumidores pelas empresas mais relevantes do segmento.
“O ONE nasceu com a missão de acelerar a adoção de veículos elétricos, através de sistemas de eficiência que tornam ele mais produtivo do que vans e caminhões tradicionais.”, Explica Jocelei Salvador, Head de Engenharia.
E os números iniciais indicam que a estratégia realmente foi acertada. A Arrow Mobility estimava que a van elétrica One ajudaria a elevar a quantidade de pacotes entregues diariamente em 50%, mas na prática, o resultado foi surpreendente: em alguns casos, o ganho chegou a 260%, em comparação com uma van tradicional a combustão.
Isso significa que, no mesmo tempo que um veículo normal entrega 1 pacote, a van ONE consegue entregar 2,6 encomendas. Na visão da empresa, um resultado tão favorável ajuda a justificar o investimento no veículo elétrico.
A Arrow não revelou muitos detalhes sobre a estratégia de vendas e clientes potenciais, mas a empresa se mostra otimista quanto a produção e entrega da demanda pós testes.
“Estamos colhendo os frutos dos bons resultados dos testes e já planejando a produção para 2024”. Comenta Marcelo Simon, Head de Novos Negócios.
No próximo passo, a fase II, a van elétrica começará a realizar entregas em cidades menores, com menor densidade populacional, para avaliar a viabilidade do veículo também nessas condições.
A Fase II será tão desafiadora quanto a Fase I, pois os testes agora, serão em centros urbanos que tem densidade populacional menor que as cidades do estado de São Paulo.
Vale lembrar que no Brasil a transição para os veículos elétricos acontecerá mais rápido no segmento de transportes e empresas do que para os carros de passeio. De olho nessa demanda, a Arrow Mobility desponta como uma empresa ágil e conectada com as necessidades, se valendo dos benefícios do One, que além de ter uma propulsão 100% elétrica, tem visual minimalista e moderno e se destaca pelo sistema batizado One Shot Loader, que agiliza o carregamento das encomendas ao utilizar uma plataforma que pode ser retirada da van e rapidamente acoplada através de um trilho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil