As baterias de íons de sódio serão um dos caminhos para termos carros elétricos mais acessíveis. Apresentadas pela CATL em julho de 2021, elas serão inauguradas pela Chery em seus veículos elétricos, de acordo com um anuncio recente da gigante chinesa de baterias, antes da abertura do Salão de Xangai.

Maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL destaca que as "baterias de íons de sódio romperão os gargalos de recursos e são uma escolha econômica", sem dar mais detalhes técnicos ou prazos.

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CATL: bateria de sódio-lítio

A primeira geração de baterias de íons de sódio foi revelada em julho de 2021, com a CATL dizendo na época que a densidade de energia da célula havia atingido 160 Wh/kg. É uma densidade ligeiramente inferior à de uma célula fostato-lítio-ferro. No entanto, tem vantagens óbvias no desempenho em baixa temperatura e carregamento rápido, especialmente em cenários de aplicação de alta potência em regiões frias.

Na época, a CATL disse que a segunda geração de baterias de íons de sódio teria densidade superior a 200 Wh/kg, acrescentando que a empresa já iniciou o layout de industrialização desse tipo de bateria para iniciar a produção em escala em 2023.

Baterias de íons de sódio da CATL

Até então, não havia sido divulgado detalhes sobre a aplicação desse tipo de bateria. Especialistas e pessoas próximas ao seu desenvolvimento afirmaram que seu uso, por ser de baixa densidade, se daria principalmente no armazenamento de energia e veículos de duas rodas.

Posteriormente, no final do ano passado, Huang Qisen, vice-presidente do instituto de pesquisa CATL, disse em um fórum que as baterias de íons de sódio devem ser utilizadas em veículos elétricos. Foi a primeira vez que um executivo da empresa falou publicamente sobre a perspectiva de uso em carros elétricos de passageiros.

"Quanto às aplicações em carros de passageiros, as baterias de íons de sódio geralmente atendem às necessidades de modelos com um alcance de até 400 quilômetros", disse Huang no fórum.

Voltando ao anúncio da CATL, ainda não foi divulgado em qual carro elétrico da marca Chery as novas baterias de sódio serão instaladas. Isso deve ser divulgado a partir dos próximos dias, com a abertura do Salão de Xangai.

Avançando nas pesquisas, a CATL encontrou uma nova fórmula, que mistura íons de sódio e íons de lítio, permitindo que eles se complementassem e, assim, aumentassem a densidade de energia do sistema de baterias. Com essa nova abordagem, a empresa pretende fornecer baterias para carros elétricos com até 500 km de alcance, uma faixa que responde por 65% do mercado de BEVs, dando um futuro bastante promissor a esse tipo de célula. 

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Outros fabricantes, como a Hina Battery, também chinesa, anunciou no começo deste ano seu primeiro protótipo com células de íons de sódio, um Sehol E10X, versão rebatizada do nosso conhecido JAC E-JS1

O protótipo da JAC equipado com as baterias de sódio tem 25 kWh de capacidade, 120 Wh/kg de densidade energética e um alcance de 252 km com uma carga. Além disso, suporta carregamento rápido 3C e 4C.

Fonte: Cnevpost