BMW i7 M70, versão topo de linha é o carro elétrico mais potente da marca
Versão de topo do sedã elétrico carro-chefe da BMW é revelada de forma oficial com 660 cv de potência
Quando a BMW revelou o i7 no ano passado, uma versão M foi anunciada ao lado do i7 xDrive60 com 400 kW, o i7 M70 xDrive. Na época, só foi revelado que o modelo de topo teria mais de 600 cv (440 kW), 0-100 km/h em menos de quatro segundos e mais de 1.000 Nm de torque. Agora, a BMW apresenta o modelo em todos os detalhes.
Com 485 kW (660 cv) e 112,2 kgfm, a tração integral é ainda mais potente do que o motor tradicional do BMW i7. No entanto, esses números só estão disponíveis quando o Launch Control está ativado. De qualquer forma, o i7 M70 xDrive é o carro elétrico mais potente da BMW – ainda mais forte do que os outros modelos M elétricos: o i4 M50 tem 400 kW (544 cv), e o iX M60 traz 455 kW (618 cv).
Como de costume, a BMW depende de motores síncronos excitados por corrente sem ímãs permanentes. O motor dianteiro é provavelmente a mesma unidade de 190 kW do xDrive60, mas o traseiro é muito mais potente com 360 kW - este motor é provável que seja um dos mais potentes do mercado.
O desempenho do sistema é significativamente menor do que a soma; aparentemente é limitado pela capacidade da bateria. Afirma-se que o sprint padrão é concluído um segundo mais rápido do que o modelo bem conhecido. A bateria é aparentemente a mesma: com 102 kWh, até 560 km de alcance devem ser possíveis aqui. O carregamento é feito com até 195 kW de potência. Isso deve ser o bastante para recuperar 170 km WLTP em dez minutos.
i7 xDrive60 | i7 M70 xDrive | |
Propulsão | AWD com 190 kW na dianteira e 230 kW na traseira | AWD com 190 kW na dianteira e 360 kW na traseira |
Potência / torque do sistema | 400 kW / 745 Nm | 485 kW / 1.100 Nm |
0-100 km/h / velocidade máxima | 4.7 seg. / 240 km/h | 3.7 seg. / 250 km/h |
Consumo de energia WLTP | 18,4-19,6 kWh | 20,8-23,8 kWh/100 km |
Bateria líquida / gama WLTP | 102 kWh / 591-625 km | 102 kWh / 488-560 km |
Carregamento AC/DC | 22 / 195 kW | 22 / 195 kW |
Tempo de carregamento DC (10-80%) | 34 min | 34 min |
Preço base | 139.900 Euros | 181.800 Euros |
Lançamento no mercado | Novembro 2022 | Julho 2023 |
O modo Max Range está disponível pela primeira vez. Neste modo, a potência e a velocidade máxima são reduzidas e as funções de conforto são limitadas, o que deverá aumentar o alcance em 15 a 25 por cento. Contudo, é possível um máximo de 90 km/h neste modo, e o ar condicionado e o aquecimento do assento e do volante estão completamente desativados. Este modo destina-se principalmente a situações de emergência, por exemplo, se a estação de carregamento estiver com defeito. Para uma economia moderada de energia, existe o My Mode Efficient.
Os itens de série incluem uma suspensão pneumática de dois eixos "especificação M" com amortecedores controlados eletronicamente, incluindo controle automático de altura. Além disso, existe a Direção Ativa Integral e a estabilização ativa do rolagem (Active Roll Comfort), bem como rodas de 21" com discos grandes e pinças de freio azuis.
Galeria: BMW i7 M70 xDrive (2023)
Com o "My BMW App" é possível desde Março de 2023 abrir e fechar as portas automaticamente via smartphone. Por exemplo, a porta do condutor abre-se automaticamente assim que o smartphone com chave digital BMW Plus instalada se aproxima do veículo. Depois de entrar, a porta do condutor pode ser fechada novamente pressionando o pedal do freio, entre outras coisas. Se quiser chamar a atenção, pode também encomendar o M-i7 com acabamento de pintura bicolor (preto em cima, cobre em baixo).
Por quase 182.000 euros, o monstro de alta potência é significativamente mais caro do que o i7 normal. Os rivais incluem o Mercedes-Benz EQS na versão superior AMG 53 4Matic+ EQS com 484 kW, que está praticamente no mesmo nível em termos de dados de condução e alcance, mas é significativamente mais barato, custando cerca de 155.000 euros. O Nio ET7 com 480 kW de tração integral tem um motor de potência semelhante e custa menos de 91.000 euros, incluindo a bateria.
O sedã elétrico topo de linha da BMW fará sua estreia pública no Salão de Xangai (18 a 27 de Abril de 2023). Tal como o BMW Série 7 com motor de combustão e o i7 xDrive60, ele será construído em Dingolfing. O lançamento no mercado europeu será em julho.
Dados técnicos do BMW i7 M70 xDrive
- Tração integral com 2 motores síncronos excitados por corrente (190 kW na dianteira, 360 kW na traseira)
- Potência do sistema / torque do sistema: 485 kW / 1.100 Nm
- 0-100 km/h / velocidade máxima: 3,7 seg. / 250 km/h
- Consumo de energia WLTP: 20,8-23,8 kWh/100 km
- Baterias / WLTP: 106 kWh brutos, 102 kWh líquidos / 488-560 km
- Dimensões: 5.391 mm comprimento / 1.950 mm largura / 1.544 mm altura / 3.215 mm distância entre eixos
- Peso vazio/carga UE: 2.770 kg / 480 kg
- Capacidade do porta-malas: 500 litros
- Valor cW / área frontal: 0,26 / 2,60 m2
- Lançamento no mercado: Julho 2023
- Preço base: 181.800 euros
Fonte: BMW
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