O Smart #3 foi apresentado pela primeira vez em fotos oficiais. O SUV cupê elétrico que é o segundo modelo da nova linha Smart, teve imagens vazadas há algumas semanas, mas agora estreia formalmente junto com a abertura do Salão de Xangai 2023.
A interpretação "ainda mais esportiva" do design Smart foi desenvolvida pela equipe global de designers da Mercedes, informa a Smart. Em comparação com as fotos publicadas recentemente pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), as imagens externas oficiais não acrescentam muita coisa. Pela primeira vez, no entanto, há também uma imagem da cabine; isso confirma que o cockpit se parece com o do irmão menor Smart # 1.
O comunicado de imprensa não revela muito em termos de conteúdo; Smart limita-se a descrever o visual. No interior, há uma tela de 12,8", bem como uma pequeno quadro de instrumentos. As pinturas externas disponíveis também incluem novas cores, como Photon Orange Metallic e Electric Blue Matte; para o interior, agora há também uma variante Vibrant Brown.
A Smart ainda não disse uma palavra sobre a tecnologia, mas alguns fatos já foram publicados pelo ministério chinês. Depois disso, o Smart #3 tem exatamente 4.400 ou 4.542 mm de comprimento. A versão mais longa provavelmente será a variante Brabus, porque também é um pouco mais longa no Smart #1. Com 4,40 metros, o Smart #3 é treze centímetros mais longo que o conhecido modelo. A distância entre eixos (2.785 mm) é três centímetros e meio maior. A altura (1.556 mm), por outro lado, é oito centímetros mais baixa – portanto, a variante semelhante a um cupê deve ser muito melhor aerodinamicamente.
Muito também se sabe extraoficialmente sobre a unidade elétrica. Como o Smart #1, o Smart #3 também estará disponível com um e dois motores, e até mesmo os dados de desempenho são os mesmos: a variante de motor único tem 200 kW, a versão de tração nas quatro rodas tem 115 kW na dianteira e 200 kW na traseira (juntos 315 kW). A velocidade máxima de 180 km/h também é a mesma do Smart #1.
Quando se trata das baterias, temos que confiar em suposições. É provável que o carro receba a mesma bateria de 61 kWh (capacidade líquida) que o #1. No que diz respeito ao alcance, presumivelmente, o número WLTP não será muito diferente do Smart #1, ou seja, um máximo de 440 km.
Oficialmente, a Smart anunciou que a estreia europeia acontecerá IAA em setembro. No final do ano, o SUV elétrico será lançado nos primeiros países europeus. O Smart #1 está disponível a partir de 41.490 euros (R$ 226.000). Os preços da variante maior, semelhante a um cupê, provavelmente serão um pouco mais altos.
Fonte: Smart
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Smart #5 consegue recarregar em apenas 15 minutos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Smart #5: SUV elétrico robusto com até 638 cv é revelado em primeiras fotos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Smart #3: Novo SUV elétrico com porte de XC40 tem fotos vazadas