A Toyota tem um plano de transição energética e eletrificação bem abrangente. E para o Brasil, a montadora japonesa continua apostando suas fichas na propulsão híbrida, que acaba de receber um importante anuncio de investimento, da ordem de R$ 1,7 bilhão para a produção de um inédito carro compacto nacional híbrido flex.
Esse anúncio é fruto da adesão da Toyota do Brasil ao Programa ProVeículo Verde, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS.
O novo veículo compacto híbrido flex será produzido na fábrica de Sorocaba, juntamente com a versão atualizada de outro modelo eletrificado. Esse é o maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022.
No caso da Toyota, o projeto foi aprovado após análise da Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, composta por integrantes das Secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.
“Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, afirma. “Também mostra o apoio do Estado de São Paulo no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e sua significativa contribuição para as exportações de produtos industrializados”, completa o secretário Samuel Kinoshita.
Segundo a Toyota, o novo carro híbrido será exportado para 22 países da América Latina, ficando a propulsão híbrida flex destinada ao Brasil e o híbrido a gasolina para os demais mercados da região. No futuro, não está descartada a possibilidade de exportação para outros mercados internacionais.
No âmbito do ProVeículo Verde, a Toyota poderá utilizar créditos acumulados de ICMS de acordo com calendário pré-estabelecido, como contrapartida aos investimentos realizados pela montadora com o objetivo de ampliar sua linha de veículos eletrificados, hoje composta pelos modelos Corolla e Corolla Cross.
Atualmente, a Toyota possui 6.000 colaboradores em sua operação que está integralmente localizada no Estado de São Paulo (Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo). Com o novo investimento, a expectativa é gerar 700 postos adicionais na duas unidades (Sorocaba e Porto Feliz).
De acordo com o cronograma para o modelo inédito, o lançamento do novo carro híbrido flex está programado para algum momento de 2024. Nos próximos meses, mais detalhes e especificações devem ser revelados pela marca.
“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido-flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Esta nova modalidade do ProVeículo tem foco no meio ambiente, na inovação e na sustentabilidade, apoiando a implementação de projetos de veículos automotores menos poluentes. A iniciativa prevê, ainda, diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
Além de ampliar sua produção de veículos híbridos flex no Brasil, a Toyota aposta em outras frentes, como o projeto local que utiliza um Toyota Mirai e estuda a viabilização da produção em escala de hidrogênio verde a partir do etanol, com a finalidade de abastecer veículos de forma totalmente limpa para o meio ambiente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão