Toyota já tem novo plano estratégico para dominar segmento de elétricos
Koji Sato, CEO da Toyota, tem uma nova abordagem para a montadora japonesa recuperar o tempo perdido na transição energética
A Toyota tem um novo plano para recuperar o tempo perdido na transição energética e se posicionar entre os líderes na era de carros elétricos. O novo CEO Koji Sato, que assumiu recentemente, irá trabalhar com uma estratégia apoiada em três etapas para mudar essa realidade.
Amplo e diferente da abordagem tradicional da Toyota, o novo plano tem entre os objetivos alcançar rivais como BYD e Tesla, montadoras mais novas e bastante ágeis que se destacaram nesta fase de transição para veículos eletrificados.
"Será um conceito diferente do que tivemos até agora. Na Etapa 3, a produtividade deve melhorar significativamente."
Durante uma mesa redonda com a imprensa na semana passada, Koji Sato falou em adotar novos conceitos e uma estratégia em três etapas para aumentar "significativamente" a produtividade e a lucratividade até 2030, isso por meio da futura linha de veículos elétricos da Toyota.
O executivo, que assumiu o comando da maior montadora do mundo em 1º de abril, disse que a Toyota está na primeira fase do plano de veículos elétricos.
A segunda fase virá por volta de 2026, quando a Toyota finalmente lançará uma plataforma de veículos elétricos completamente nova para substituir a e-TNGA, bem como ampliado a capacidade de produção de EVs para 1,5 milhão de unidades ao redor do mundo anualmente.
Mais adiante, em data não especificada, virá a terceira fase, onde a gigante japonesa adotará um novo sistema de software automotivo para desbloquear novos fluxos de receita, modelos de negócios e ciclos de desenvolvimento de produtos hipereficientes.
Foi relatado que a nova configuração permitirá aos carros elétricos da Toyota dobrarem sua autonomia, graças ao uso mas eficiente das baterias. Isso ao mesmo tempo em que a exigência de investimento e recursos de desenvolvimento cairá pela metade. Ou seja, fazer mais com menos.
O objetivo final é que esse considerável ganho de eficiência permita à Toyota reduzir os preços dos seus carros elétricos e impulsionar o volume de produção, segundo Sato.
Após atingir um volume de 1,5 milhão de veículos elétricos vendidos por ano em 2025, a Toyota quer avançar para 3,5 milhões de EVs no mundo todo até 2030, quando a Fase 3 do plano estratégico estiver em pleno funcionamento.
Esses planos dizem respeito aos veículos 100% elétricos, mas até lá a montadora continuará apostando em outras frentes para a transição energética, a depender do mercado.
No caso do Brasil, a Toyota fez um anúncio recente de investimentos de R$ 1,6 bilhão para produzir um inédito veículo híbrido flex nacional. Além disso, também anunciou um projeto para produzir hidrogênio verde a partir do etanol com o objetivo de abastecer veículos a células de combustível.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026