GWM e governo de SP fecham parceria para uso de veículos a hidrogênio
Objetivo é promover a criação de uma infraestrutura de produção de hidrogênio a partir do etanol para abastecer veículos comerciais
O governo de São Paulo anunciou um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) para o desenvolvimento conjunto de projetos para a introdução de frotas com veículos movidos a hidrogênio no estado.
Implementado pela InvestSP, agência de promoção de investimentos do governo estadual, o compromisso foi firmado durante a visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM na Região Metropolitana de Piracicaba.
Na ocasião, o governo destacou que o estado de São Paulo quer ser líder no processo de transição energética, apostando no etanol para a geração de hidrogênio verde que poderá abastecer as frotas.
"São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga."
Segundo relatado, o objetivo em linhas gerais é termos aqui no estado usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde mediante incentivos.
O acordo prevê que o Estado e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. Em outra frente, o governo também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.
“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, diz Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
FTXT - subsidiária de hidrogênio da Great Wall
A GWM é a maior montadora chinesa de capital 100% privado e está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina a partir de 2024 - o novo complexo automotivo terá capacidade para 100 mil veículos por ano e irá gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.
Recentemente, outra montadora anunciou um projeto envolvendo o hidrogênio verde. Trata-se da japonesa Toyota, que em parceira, também está trabalhando para desenvolver a produção de hidrogênio verde a partir do etanol para abastecer veículos elétricos.
Tanto os projetos mencionados aqui, como outros Brasil afora, têm como objetivo escalar a produção de hidrogênio verde, ou seja, produzido com fontes limpas. O primeiro passo é aumentar a produção e torná-la viável economicamente.
Fonte: Governo de São Paulo
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