O novo Toyota bZ3 começou a ser entregue aos primeiros clientes. Produzido pela joint venture FAW-Toyota, o sedã elétrico com porte pouco acima do Corolla que foi lançado em 16 abril é o segundo modelo da linha bZ e destina-se ao mercado da China, ao menos nesse primeiro momento.
Sucesso na estreia, o Toyota bZ3 teve mais de 5.000 pedidos apenas nas primeiras 24 horas de pré-venda. O modelo está disponível em três versões de acabamento, com preços a partir de 169.800 yuans, o que daria R$ 123.700 em uma conversão direta.
No entanto, os clientes que comprarem o carro até 31 de julho receberão um desconto de 15.000 yuans, o equivalente a R$ 10.800, de modo que o preço final cai para 154.800 yuans, o equivalente a R$ 112.800, valor de um modelo compacto no Brasil.
O bZ3 é baseado na plataforma de veículos elétricos da montadora japonesa e fabricado exclusivamente pela joint venture da Toyota com a empresa estatal FAW. Destaque no desenvolvimento desse projeto, é a parceria com a gigante chinesa BYD, que forneceu sua bateria Blade para o sedã elétrico.
O Toyota bZ3 mede 4,72 metros de comprimento (cerca de 9 cm a mais que o Corolla) e possui 2,88 metros de entre-eixos. Ele possui o formato de design 'tubarão martelo' da linha Toyota bZ, mas aqui temos um estilo que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos outros modelos da marca.
Versão | Alcance (CLTC) | Motor (kW) | Preço (Yuan) |
Elite Pro | 517 km | 130 | 169,800 (R$ 121.700) |
Long Range Pro | 616 km | 180 | 189,800 (R$ 136.100) |
Long Range Premium | 616 km | 180 | 199,800 (R$ 143.200) |
O novo carro elétrico da Toyota está sendo oferecido em três versões, com destaque para o modelo topo de linha que tem autonomia declarada de 616 km pelo ciclo chinês. Além disso, o bZ3 suporta carregamento rápido, onde a bateria Blade recarregará de 30% a 80% em apenas 27 minutos com carga rápida em corrente direta.
A produção será feita na nova fábrica da FAW-Toyota em Tianjin, que é uma importante cidade portuária na China e situada a aproximadamente quatro horas a sudeste de Pequim. Esta fábrica tem 1,97 milhão de metros quadrados, e sua construção começou em junho de 2020. Ela foi inaugurada oficialmente em outubro de 2022 e tem capacidade para produzir 200 mil carros anualmente.
O lançamento do bZ3 na China faz parte da estratégia da Toyota de se tornar líder global em veículos elétricos. A empresa já anunciou planos para lançar cerca de 15 novos modelos elétricos em todo o mundo até 2025, incluindo sete modelos da linha bZ. A Toyota também está investindo em tecnologias de baterias de próxima geração, como as baterias de estado sólido, que prometem aumentar significativamente a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos.
No Brasil, não veremos o bZ3 tão cedo, até mesmo porque o modelo foi projetado com foco no mercado chinês. Nesse ponto, vale destacar que a Toyota tem estratégias diferentes de eletrificação para cada região: no caso do Brasil, a marca apoia um plano de incentivos aos veículos híbridos nesse primeiro momento e estudos avançados para baratear a produção de hidrogênio verde para abastecer automóveis.
Fonte: CarNewsChina / Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão