page ad skin

'Corolla elétrico' tem início de entregas e preço equivalente a R$ 112 mil

Sedã elétrico Toyota bZ3, equipado com motor e baterias da BYD, começa a ser entregue aos clientes chineses

Toyota bZ3 Corolla elétrico destaque

O novo Toyota bZ3 começou a ser entregue aos primeiros clientes. Produzido pela joint venture FAW-Toyota, o sedã elétrico com porte pouco acima do Corolla que foi lançado em 16 abril é o segundo modelo da linha bZ e destina-se ao mercado da China, ao menos nesse primeiro momento. 

Sucesso na estreia, o Toyota bZ3 teve mais de 5.000 pedidos apenas nas primeiras 24 horas de pré-venda. O modelo está disponível em três versões de acabamento, com preços a partir de 169.800 yuans, o que daria R$ 123.700 em uma conversão direta.

Galeria: Toyota bZ3 (China)

No entanto, os clientes que comprarem o carro até 31 de julho receberão um desconto de 15.000 yuans, o equivalente a R$ 10.800, de modo que o preço final cai para 154.800 yuans, o equivalente a R$ 112.800, valor de um modelo compacto no Brasil.

O bZ3 é baseado na plataforma de veículos elétricos da montadora japonesa e fabricado exclusivamente pela joint venture da Toyota com a empresa estatal FAW. Destaque no desenvolvimento desse projeto, é a parceria com a gigante chinesa BYD, que forneceu sua bateria Blade para o sedã elétrico. 

Toyota bZ3 - seda eletrico - interior (2)

O Toyota bZ3 mede 4,72 metros de comprimento (cerca de 9 cm a mais que o Corolla) e possui 2,88 metros de entre-eixos. Ele possui o formato de design 'tubarão martelo' da linha Toyota bZ, mas aqui temos um estilo que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos outros modelos da marca.

Versão Alcance (CLTC) Motor (kW) Preço (Yuan)
Elite Pro 517 km 130 169,800 (R$ 121.700)
Long Range Pro 616 km 180 189,800 (R$ 136.100)
Long Range Premium 616 km 180 199,800 (R$ 143.200)

O novo carro elétrico da Toyota está sendo oferecido em três versões, com destaque para o modelo topo de linha que tem autonomia declarada de 616 km pelo ciclo chinês. Além disso, o bZ3 suporta carregamento rápido, onde a bateria Blade recarregará de 30% a 80% em apenas 27 minutos com carga rápida em corrente direta. 

A produção será feita na nova fábrica da FAW-Toyota em Tianjin, que é uma importante cidade portuária na China e situada a aproximadamente quatro horas a sudeste de Pequim. Esta fábrica tem 1,97 milhão de metros quadrados, e sua construção começou em junho de 2020. Ela foi inaugurada oficialmente em outubro de 2022 e tem capacidade para produzir 200 mil carros anualmente.

O lançamento do bZ3 na China faz parte da estratégia da Toyota de se tornar líder global em veículos elétricos. A empresa já anunciou planos para lançar cerca de 15 novos modelos elétricos em todo o mundo até 2025, incluindo sete modelos da linha bZ. A Toyota também está investindo em tecnologias de baterias de próxima geração, como as baterias de estado sólido, que prometem aumentar significativamente a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos.

No Brasil, não veremos o bZ3 tão cedo, até mesmo porque o modelo foi projetado com foco no mercado chinês. Nesse ponto, vale destacar que a Toyota tem estratégias diferentes de eletrificação para cada região: no caso do Brasil, a marca apoia um plano de incentivos aos veículos híbridos nesse primeiro momento e estudos avançados para baratear a produção de hidrogênio verde para abastecer automóveis.

Fonte: CarNewsChina / Fotos: AutoHome

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários