'Corolla elétrico' tem início de entregas e preço equivalente a R$ 112 mil
Sedã elétrico Toyota bZ3, equipado com motor e baterias da BYD, começa a ser entregue aos clientes chineses
O novo Toyota bZ3 começou a ser entregue aos primeiros clientes. Produzido pela joint venture FAW-Toyota, o sedã elétrico com porte pouco acima do Corolla que foi lançado em 16 abril é o segundo modelo da linha bZ e destina-se ao mercado da China, ao menos nesse primeiro momento.
Sucesso na estreia, o Toyota bZ3 teve mais de 5.000 pedidos apenas nas primeiras 24 horas de pré-venda. O modelo está disponível em três versões de acabamento, com preços a partir de 169.800 yuans, o que daria R$ 123.700 em uma conversão direta.
Galeria: Toyota bZ3 (China)
No entanto, os clientes que comprarem o carro até 31 de julho receberão um desconto de 15.000 yuans, o equivalente a R$ 10.800, de modo que o preço final cai para 154.800 yuans, o equivalente a R$ 112.800, valor de um modelo compacto no Brasil.
O bZ3 é baseado na plataforma de veículos elétricos da montadora japonesa e fabricado exclusivamente pela joint venture da Toyota com a empresa estatal FAW. Destaque no desenvolvimento desse projeto, é a parceria com a gigante chinesa BYD, que forneceu sua bateria Blade para o sedã elétrico.
O Toyota bZ3 mede 4,72 metros de comprimento (cerca de 9 cm a mais que o Corolla) e possui 2,88 metros de entre-eixos. Ele possui o formato de design 'tubarão martelo' da linha Toyota bZ, mas aqui temos um estilo que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos outros modelos da marca.
Versão | Alcance (CLTC) | Motor (kW) | Preço (Yuan) |
Elite Pro | 517 km | 130 | 169,800 (R$ 121.700) |
Long Range Pro | 616 km | 180 | 189,800 (R$ 136.100) |
Long Range Premium | 616 km | 180 | 199,800 (R$ 143.200) |
O novo carro elétrico da Toyota está sendo oferecido em três versões, com destaque para o modelo topo de linha que tem autonomia declarada de 616 km pelo ciclo chinês. Além disso, o bZ3 suporta carregamento rápido, onde a bateria Blade recarregará de 30% a 80% em apenas 27 minutos com carga rápida em corrente direta.
A produção será feita na nova fábrica da FAW-Toyota em Tianjin, que é uma importante cidade portuária na China e situada a aproximadamente quatro horas a sudeste de Pequim. Esta fábrica tem 1,97 milhão de metros quadrados, e sua construção começou em junho de 2020. Ela foi inaugurada oficialmente em outubro de 2022 e tem capacidade para produzir 200 mil carros anualmente.
O lançamento do bZ3 na China faz parte da estratégia da Toyota de se tornar líder global em veículos elétricos. A empresa já anunciou planos para lançar cerca de 15 novos modelos elétricos em todo o mundo até 2025, incluindo sete modelos da linha bZ. A Toyota também está investindo em tecnologias de baterias de próxima geração, como as baterias de estado sólido, que prometem aumentar significativamente a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos.
No Brasil, não veremos o bZ3 tão cedo, até mesmo porque o modelo foi projetado com foco no mercado chinês. Nesse ponto, vale destacar que a Toyota tem estratégias diferentes de eletrificação para cada região: no caso do Brasil, a marca apoia um plano de incentivos aos veículos híbridos nesse primeiro momento e estudos avançados para baratear a produção de hidrogênio verde para abastecer automóveis.
Fonte: CarNewsChina / Fotos: AutoHome
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