Novo Volvo EX90, que virá ao Brasil, tem pedidos suspensos por alta procura
Montadora sueca anuncia que primeiro lote de produção está esgotado, superando as expectativas "mais ousadas e ambiciosas"
O SUV elétrico topo de linha Volvo EX90 teve um ótimo começo no que diz respeito ao número de pedidos, apesar de custar a partir de US$ 80.000 nos EUA e as entregas aos clientes estarem a quase um ano de distância.
Em seu relatório de resultados do primeiro trimestre de 2023 divulgado hoje, a Volvo Cars citou a "tremenda recepção dos clientes" para o carro-chefe EX90, que teve sua apresentação global no ano passado.
"Isso superou as projeções internas mais ousadas e ambiciosas da empresa", disse a montadora em um comunicado à imprensa, sem divulgar números. "Como resultado, a Volvo Cars fechou a carteira de pedidos por enquanto porque a primeira produção programada está esgotada, mas ela será reaberta em breve", acrescentou a empresa.
A Volvo Cars também disse que a forte resposta dos clientes lhe deu "confiança renovada em sua estratégia e roteiro para o futuro".
Apresentado em novembro de 2022, o Volvo EX90 é um veículo irmão do Polestar 3, embora ofereça uma fileira extra de assentos para uma capacidade total de sete passageiros. Ele também é um equivalente somente elétrico do atual XC90.
O EX90 é o terceiro veículo elétrico da marca, depois do XC40 Recharge e do C40 Recharge. Um quarto modelo será apresentado no final deste ano sob o nome de Volvo EX30. Como o nome sugere, será um SUV compacto de nível básico que deve levar a empresa "a um novo grupo demográfico e com um preço competitivo".
Após o lançamento do Volvo EX30 - a revelação global está programada para 15 de junho - a Volvo diz que apresentará mais carros totalmente elétricos nos próximos anos, "pelo menos um por ano até meados da década". Esses futuros EVs serão construídos com base em arquiteturas elétricas de última geração e tecnologia de computação central.
Por enquanto, com os lançamentos do EX90 e do EX30, a Volvo disse que cobrirá tanto a parte superior do mercado elétrico premium quanto o segmento premium de nível básico. Isso sugere que a marca não lançará um EV menor que o EX30 ou maior que o EX90.
O Volvo EX90 e o EX30 complementarão a linha existente do XC40 Recharge e do C40 Recharge totalmente elétricos. "Isso prepara a empresa para um futuro com forte crescimento e maior lucratividade em carros totalmente elétricos", disse a montadora no comunicado à imprensa.
A Volvo iniciará a produção do EX90 para os mercados norte-americanos em sua fábrica em Charleston, Carolina do Sul, no final de 2023, com a fabricação na fábrica de Chengdu, na China, para os mercados asiático e europeu, em uma data posterior.
Na apresentação global, que aconteceu na Suécia no ano passado, o novo Volvo EX90 já teve o lançamento confirmado para o Brasil, onde terá início de pré-venda ainda este ano, considerando que as entregas só acontecerão em 2024.
Fonte: Volvo Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo
Volvo EX90, que estará à venda no Brasil em 2025, tem início de produção
Leapmotor C10 atinge 5 estrelas no Euro NCAP e vem ao Brasil em 2025
Volvo EX90: Topo de linha elétrico que virá ao Brasil terá atraso de 6 meses
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Volvo também anuncia mudança para o padrão de carregamento da Tesla