Honda e Kia elevam metas de produção de carros elétricos; mas e o Brasil?
Vendas de carros elétricos cresceram 60% em 2023, com 1 em cada 7 modelos emplacados sendo um EV
Não é segredo que o segmento dos veículos elétricos está crescendo muito mais rápido do que as previsões. Por esta razão, não é de surpreender que a Honda e a Kia tenham se juntado à lista de fabricantes de automóveis que planejam aumentar os seus objetivos de produção e venda de veículos elétricos.
Não é a primeira vez que ouvimos anúncios deste tipo. De fato, algumas marcas optaram sabiamente por dar passos adiante e aumentar a produção de VEs antes do boom. A Kia provou, há algum tempo, que poderia produzir veículos elétricos atraentes e estamos aguardando um aumento na oferta desses modelos. Embora a Honda não seja uma completa estranha no segmento, provavelmente terá que recuperar o atraso.
De acordo com dados recentes, as vendas de VEs cresceram uns impressionantes 60% em 2023, com um em cada sete automóveis de passageiros comprados globalmente sendo um modelo eletrificado plug-in. Os carros elétricos e híbridos plug-in representam agora cerca de 14% de todas as vendas de veículos de passageiros em todo o mundo. A Electrek observa que, em 2017, apenas 1 em cada 70 veículos comprados era elétrico, o que representava apenas 1,4% do mercado total.
As vendas de veículos elétricos têm crescido há anos. Em alguns mercados, como a Europa e a China, o crescimento tem sido mais evidente, embora não tenha sido esse o caso nos EUA. No entanto, há quem defenda que 2022 pode ter marcado um claro ponto de inflexão para os norte-americanos.
Há apenas alguns anos, que os VEs eram visto simplesmente uma moda passageira ou um produto de nicho, então eles finalmente abriram o caminho para o mainstream, com a Tesla vendendo bem mais de 1 milhão de unidades no ano passado e outros 423.000 apenas no primeiro trimestre de 2023.
Com tudo isto dito, a Kia, que é propriedade da Hyundai, anunciou um aumento do seu objetivo de vendas de VEs. Vai investir um adicional de US$ 18 bilhões para atingir 1,6 milhões de carros elétricos vendidos por ano até 2030. O fabricante de automóveis tinha anteriormente como objetivo 1,2 milhão de unidades.
Quanto às vendas da Kia como um todo, a empresa espera que os VEs representem quase 40% do seu volume total até 2030. A Kia também estima que os VEs representarão 9% de sua receita total até o final deste ano.
Entretanto, a Honda revelou na semana passada detalhes sobre o seu plano para aumentar a produção de veículos elétricos para mais de 2 milhões de unidades até 2030. Os seus primeiros veículos elétricos de produção em massa chegarão ao mercado a partir de 2024 no âmbito de uma ampla parceria com a GM.
E no Brasil?
A Kia ainda não vende nenhum carro elétrico no Brasil, mas recentemente, após o lançamento do Kia Niro híbrido, indicou a intenção de trazer também a versão 100% elétrico do mesmo SUV. Além disso, a marca coreana prometeu lançar o elogiado Kia EV6 por aqui até o final deste ano.
Enquanto isso, a Honda aposta em modelos híbridos para o nosso mercado, como o recém-lançado Honda Civic de nova geração. Na verdade, o portfólio EV da marca japonesa (fora da China) só conta com o compacto Honda e, que é vendido em alguns mercados em volumes baixos. Situação que só deve mudar a partir de 2024/2025, com a chegada dos primeiros elétricos de produção em massa ao mercado global. Mas por aqui, ainda deve demorar...
Fonte: Electrek
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