A Volkswagen já tem dois utilitários esportivos elétricos na linha com o ID.4 e o ID.5, mas outros três modelos de SUVs elétricos chegarão ao mercado nos próximos anos. No caso, uma versão SUV do ID.2, um Tiguan elétrico e por último um SUV elétrico topo de linha, segundo informa a Autocar.
O ID.4 e o ID.5 receberão trens de força elétricos mais potentes este ano, segundo a reportagem. Greg Kable não entra em detalhes, mas poderia ser a nova tração traseira com 210 kW (285 cv), que estreia no ID.7. Com base nisso, provavelmente haverá também uma versão com tração nas quatro rodas, como apresentado recentemente no Cupra Tavascan.
Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.5, a versão SUV cupê
Além do novo motor de 210 kW, o sistema de tração integral contará com o conhecido eixo dianteiro elétrico da Magna com 80 kW; a potência do sistema será limitada a 250 kW pela bateria. Os novos trens de força serão seguidos por um facelift para ambos os modelos em 2024, bem como por um sistema de informação e entretenimento aprimorado - que provavelmente incluirá a nova tela sensível ao toque de 15,4 polegadas, como no facelift ID.3.
De acordo com a apuração, o Tiguan elétrico, que tem sido alvo de rumores há algum tempo, será lançado primeiro. Ele terá um design mais tradicional do que o ID.4 e o ID.5 e será lançado em 2025. Será possível escolher entre tração traseira e integral e entre cinco e sete assentos. A base é o kit elétrico modular avançado chamado MEB+.
Futuro Tiguan elétrico não será baseado no modelo a combustão, e sim na nova plataforma elétrica MEB+
Ele oferece mais potência de carregamento e alcance. E também terá a nova célula de bateria unitária que o Grupo VW planeja lançar a partir de 2025. O Tiguan a combustão mede 4,51 metros e, portanto, compete na mesma categoria que o ID.4 e o ID.5, mas será oferecido ao lado destes. Aparentemente, o modelo será fabricado em Wolfsburg, pois Schäfer já anunciou um novo "modelo de volume no segmento de SUV" para a fábrica principal.
Após o lançamento do Tiguan elétrico, a Volkswagen está planejando um SUV mais básico como alternativa elétrica ao VW T-Cross. O carro possivelmente se chamará ID.2 X e compartilhará tecnologia com o SUV de entrada da Skoda, a versão de produção do Cupra UrbanRebel e o VW ID. 2all. Espera-se que o modelo chegue ao mercado em 2026.
É assim que o VW ID.2X pode se parecer (projeção)
A base técnica será uma versão reduzida da MEB e somente modelos com tração dianteira serão oferecidos. Serão oferecidas baterias com 38 e 56 kWh, o que poderia dar ao ID.2 X uma autonomia de 290 a 420 km. Provavelmente, serão usadas células padrão com química LFP de baixo custo. Essas células de bateria provavelmente virão da nova fábrica de células da empresa em Sagunto; já os veículos serão fabricados perto de Barcelona, na Espanha.
O terceiro novo SUV elétrico é um modelo principal baseado na Plataforma de Sistemas Escaláveis SSP. Ele deverá ser posicionado entre o Tiguan e o Touareg e, portanto, provavelmente terá entre 4,50 e 4,90 metros de comprimento. O modelo também poderia substituir o ID.6 de 4,88 metros, que só está disponível na China e oferece até sete assentos. O lançamento no mercado está programado para 2028.
Esboço do futuro VW Trinity, que pode ser um sedã ou ainda um SUV
Como nos modelos MEB anteriores, serão oferecidas tração traseira e integral. Além disso, a plataforma suporta sistemas de 800 volts e, portanto, permite um carregamento particularmente rápido. As células unitárias prismáticas serão usadas como células de bateria, com química LFP para os modelos básicos e química NMC para as variantes mais caras. O futuro SUV topo de linha é, portanto, semelhante ao sedã elétrico com o nome de projeto Trinity, baseado na SSP, que foi projetada pelo antecessor de Schäfer, Ralf Brandstätter.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos