Citroën C4 elétrico ganha novo trem de força e autonomia vai a 420 km
Modelos e-C4 e e-C4 X serão vendidos com duas opções de trem de força; conjunto mais novo e potente ficará para as versões de topo
O novo trem de força para os carros elétricos da Stellantis acaba de chegar à linha Citroën e-C4 e e-C4 X. Essa nova combinação de motor elétrico e bateria estreou no Peugeot e-208, mas na linha e-C4 irá conviver com o trem de força atual (100 kW), que continuará sendo oferecido nas versões mais baratas.
O novo sistema está disponível exclusivamente na versão topo de linha Shine; Nas demais, o sistema antigo continua em linha. Tudo isso vale para os dois modelos crossover: o Citroën e-C4 com uma grande tampa traseira, bem como o e-C4 X com uma pequena tampa do porta-malas e design mais arrojado.
A bateria oferece uma densidade de energia melhorada e, portanto, se encaixa em veículos baseados na conhecida plataforma eCMP ou EMP2, como o e-308 e o Astra Electric. Isso é possível graças a uma nova química de bateria com células NCM811 ricas em níquel (em vez de NCM622 como anteriormente).
Live | Feel | Feel Pack | Shine | |
e-C4 | 100 kW + 50 kWh | 100 kW + 50 kWh | 100 kW + 50 kWh | 115 kW + 54 kWh |
e-C4 X | 100 kW + 50 kWh | 100 kW + 50 kWh | 100 kW + 50 kWh | 115 kW + 54 kWh |
Fornecida pela CATL, ela é composta por 102 células em 17 módulos. A potência aumenta de 100 para 115 kW (156 cv); além disso, uma bateria com 54 kWh brutos (51 kWh líquidos) entra no lugar da antiga bateria de 50 kWh (47 kWh líquidos).
O novo motor elétrico de 115 kW e 26,5 kgfm de torque é um motor síncrono híbrido (HSM), enquanto o motor de 100 kW era um motor síncrono de ímã permanente normal.
A Citroën informa que o consumo de energia também diminui, o que eleva a autonomia para 415 a 421 km com uma carga pelo padrão WLTP, o que representa quase 17% a mais do que os 360 km anteriores.
Uma bomba de calor é item de série, enquanto o carregamento é feito com corrente contínua de até 100 kW ou corrente alternada de até 11 kW. Apesar do aumento da capacidade da bateria, os tempos de carregamento permanecem: 20 a 80% em 30 minutos ao se utilizar a carga rápida.
A Citroën ainda não divulgou os preços da linha atualizada, nem a data de lançamento nos mercados europeus. Para o Brasil, ainda não houve um anúncio oficial de vinda deste modelo. No entanto, podemos especular num futuro próximo a vindo e-C3, versão elétrica do novo C3, um projeto desenvolvido na Índia e mais orientado para os mercados emergentes.
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