O Mercedes-Benz EQA original de 2017 era um hatchback elétrico conceitual antes do nome ser reaproveitado para um SUV movido a bateria em 2021. A Mercedes poderia reutilizar a identificação para um terceiro estilo de carroceria nos próximos anos, introduzindo um EQA Sedan. Aqui é visto um protótipo inicial de um sedã semelhante ao CLA sem motor a combustão. Ele foi flagrado em testes nas ruas da Alemanha enquanto usava uma mistura de componentes provisórios e definitivos.
Assim como os modelos maiores e mais caros da Mercedes, ele tem maçanetas embutidas para um melhor fluxo de ar em nome da autonomia extra. As alças traseiras estão realmente saindo da carroceria mesmo que o carro esteja em movimento, mas isso obviamente não será o caso no EQA de produção (nome não confirmado). Se você está preocupado por que os faróis e lanternas traseiras parecem tão estranhos, é porque eles são clusters temporários que não serão usados na versão final.
Combine essas luzes desajeitadas com as rodas pequenas e a camuflagem grossa e você acaba com um sedã compacto que não é fácil de visualizar. No entanto, é muito cedo para tirar conclusões precipitadas sobre o design do carro, uma vez que este protótipo está longe de ser o produto que os clientes poderão comprar dentro de cerca de dois anos. Apostamos que o CLA é um sedã atraente, então estamos confiantes de que seu sucessor também será estiloso. Alguns dos truques aerodinâmicos que vimos no elegante conceito Vision EQXX podem aparecer aqui.
O sedã compacto/médio será montado na próxima plataforma de MMA da Mercedes, desenvolvida principalmente para veículos elétricos, enquanto ainda tem adaptabilidade para motores a combustão. Isso certamente chamará a atenção dos fãs, considerando que um dos slogans usados pela marca de luxo alemã era "The Best or Nothing". O futuro CLA não competirá internamente com o Classe A, já que é improvável que este último receba uma próxima geração.
Se o rumor for verdade, pode não adotar a nomenclatura "EQA", já que reportagens afirmam que a Mercedes-Benz descontinuará gradualmente a marca "EQ" em 2024. Isso significa que ele será simplesmente chamado de "CLA"? Se for assim, a lógica nos diz que ainda teria de ser um nome mais complexo do que aquele para separar as versões puramente elétricas das equipadas com motor a gasolina/diesel.
Este novo sedã fará parte de uma linha simplificada "Entry Luxury" com menos modelos, descontinuando produtos que vendem pouco. O CEO da Mercedes, Ola Källenius, disse ao Automotive News Europe que podemos ter uma prévia oficial ainda este ano.
Fonte: walkoARTvideos / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil