Tesla Model Y equipado com baterias BYD começa a ser produzido
Imprensa alemã cita fontes que confirmam o início de produção do SUV elétrico equipado com baterias Blade na fábrica de Berlim
A Tesla começou a produzir a versão de tração traseira do Model Y equipada com baterias da fabricante chinesa BYD na gigafábrica de Berlim. A informação foi divulgada pela imprensa alemã nesta semana, baseada em fontes confiáveis ligadas à produção da Tesla.
Na verdade, os rumores de uma possível parceria entre Tesla e BYD, as duas maiores montadoras de veículos eletrificados do mundo, já circulam desde o ano passado. Em uma fala recente, Elon Musk, CEO da Tesla, se referiu ao relacionamento entre as empresas como sendo positivo.
Galeria: Tesla Model Y 2023
Mas o Tesla Model Y RWD produzido na gigafábrica de Berlim também teria outras novidades, incluindo baterias estruturais (as células de bateria não só armazenam energia, mas também carregam uma carga física), uma solução que deve permitir uma redução de peso. Além disso, os quadros dianteiro e traseiro seriam feitos de grandes peças fundidas.
Não há muitos detalhes sobre a nova versão do Model Y, mas acredita-se que a bateria da BYD seja a Blade Battery (química LFP), em um sistema cell-to-pack/cell-to-chassis (produzido na China e importado para a Europa), assim como no modelo BYD Seal, o mais recente sedã elétrico da marca chinesa que está desembarcando na Europa e também virá ao Brasil nos próximos meses.
A capacidade da bateria permanece desconhecida, mas uma reportagem de agosto do ano passado cita uma homologação da União Europeia assinada "Type 005" (internamente conhecida como a variante "Y7CR"), que tinha uma bateria de 55 kWh para 440 km no ciclo de teste combinado (WLTP assumimos).
Para referência, o atualmente disponível na Europa Model Y RWD importado da China, é equipado com baterias LFP prismáticas da CATL (provavelmente cerca de 60 kWh) e oferece até 455 km de alcance (WLTP).
As outras duas versões, produzidas na Alemanha (LR AWD e Performance), são equipadas com células cilíndricas de bateria do tipo 2170 (até onde sabemos, algum tipo de família NCM da LG Energy Solution, importada da China).
No entanto, a Tesla ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre esta versão com tração traseira e baterias BYD. Vamos aguardar por mais detalhes, inclusive os preços, que podem ser mais atrativos.
Fonte: Electrive
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