Tesla poderia vender carros elétricos sem lucro e 'bagunçar' o mercado
Elon Musk disse que a montadora é a única que poderia sobreviver ganhando dinheiro apenas com a venda de software
A Tesla tem provocado uma reviravolta no mercado de carros elétricos nos últimos meses. Desde que baixou os preços do Model Y e Model 3, seus principais modelos, a montadora de Elon Musk viu a concorrência se mexer para reduzir os valores de seus elétricos, até mesmo marcas que inicialmente não tinham essa intenção.
Mas se isso parecia um movimento pontual de ajuste de preços, podemos estar enganados: pode ser apenas o começo, e de acordo com Elon Musk, a Tesla tem muito espaço para continuar baixando o preço, caso necessário.
"A Tesla está em uma posição estratégica excepcionalmente forte porque somos os únicos a fabricar carros que, tecnicamente, poderíamos vender com lucro zero por enquanto e, em seguida, produzir uma economia realmente tremenda no futuro através da autonomia.
Ninguém mais pode fazer isso. Não tenho certeza de quantos de vocês entenderão a dimensão do que acabei de dizer, mas é extremamente significativo.", disse Elon Musk
Essa fala aconteceu durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, onde foi divulgado que a Tesla atingiu uma receita de US$ 23,3 bilhões, um aumento de 24,2% na comparação com o ano anterior. Além disso, a montadora de carros elétricos relatou uma margem bruta de 19,3%.
Investidores e analistas fizeram diversas perguntas ao número um da Tesla sobre os cortes de preços de veículos elétricos depois que a empresa baixou seus valores ao menos seis vezes apenas em 2023.
Na verdade, o lucro ficou abaixo do resultado dos trimestres anteriores, mas há espaço para novas reduções das margens, caso necessário, segundo Musk.
"Consideramos que pressionar por volumes mais altos e uma frota maior é a escolha certa aqui em comparação com um volume menor e uma margem maior", disse Musk, de acordo com a Automotive News.
Galeria: Tesla Model 3 - Europa
Nesta nova realidade de mercado, o lucro passaria a vir da venda de softwares. Como exemplo, podemos pegar um Tesla Model 3 Standard, que custa US$ 39.990 nos Estados Unidos, com uma margem de 19% (US$ 7.600) por unidade. Por outro lado, ativar um sistema de condução autônoma completo não custa menos de US$ 15.000.
E considerando tudo isso, Musk demonstrou aos investidores que as margens de lucro da Tesla permanecem entre as mais saudáveis do segmento automotivo, mesmo após vários cortes de preços este ano para toda a linha de veículos elétricos. Ou seja, ainda há mais gordura para queimar.
Por fim, Elon Musk disse que a produção global de carros elétricos da Tesla deve ficar entre 1,8 e 2 milhões este ano, um importante avanço sobre o 1,4 milhão de carros elétricos vendidos em 2022.
Mas vale lembrar que isso é só o começo. Até o ano que vem a Tesla irá inaugurar sua nova gigafábrica no México, que promete ser a maior até o momento. Acredita-se que a unidade latino-americana irá produzir o tão falado carro elétrico de entrada que custará menos de US$ 25.000, o que será uma mudança de paradigma para empresa.
Fonte: Automotive News
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