Carro elétrico 'popular' da Tesla será uma versão menor do Model Y
Futuro modelo de entrada terá a meta de produção de impressionantes 4 milhões de unidades por ano
Não é novidade que a Tesla está planejando um novo modelo de entrada abaixo do Model 3, do qual até 4 milhões de unidades deverão ser produzidas anualmente. O novo modelo deverá ser uma versão reduzida do Model Y, ou seja, estará mais para um SUV do que para um hatchback.
Isto foi divulgado pelo site chinês 36kr, citando fontes anônimas, como relatado pelo CnEVpost. As fontes do 36kr poderiam ser fornecedores, porque, de acordo com a apuração, a Tesla estaria sinalizando para sua cadeia de fornecimento que milhões de unidades do carro elétrico de entrada serão produzidas anualmente nas fábricas da Tesla em todo o mundo.
Os planos já são bastante detalhados: Dos 4 milhões de veículos elétricos, metade deverá ser construída nas fábricas norte-americanas da Tesla, com a nova fábrica em Monterrey, México, fornecendo a maior parte da capacidade. As fábricas de Berlim-Grünheide e Xangai contribuirão com um milhão cada, de acordo com a matéria.
O Volkswagen ID.2 também custará 25.000 euros, mas só chegará ao mercado em 2025
De acordo com a reportagem, a produção em série do modelo de 25.000 euros (R$ 139.000) começará dentro de um ano, no mínimo. No entanto, a capacidade de produção final provavelmente não será alcançada tão rapidamente. Isto porque é improvável que 4 milhões de unidades sejam possíveis com as atuais fábricas da Tesla. Até agora, a Gigafactory 3 em Xangai é a maior unidade de Tesla; a capacidade anual foi declarada pela última vez como ">750.000".
A fábrica no México está prevista para se tornar a maior fábrica da Tesla, mas dois milhões de unidades seriam um salto muito grande nesse primeiro momento. Além disso, a fábrica de Monterrey também não está programada para iniciar a produção até 2024. Os fornecedores também dificilmente estariam preparados para um tal aumento de demanda. Esta é provavelmente a razão pela qual a Elon Musk está agora lhes dando um aviso.
Outro rival do Tesla Model 2 poderá ser o futuro Renault 5 elétrico
No badalado Battery Day de Tesla 2020, Elon Musk disse que, até 2023, será possível conduzir carros elétricos de forma autônoma ao preço de 25.000 euros. Entretanto, o anunciado carro de entrada neste preço ainda não está no mercado, e ainda não foi apresentado.
O preço de um veículo elétrico com um alcance de mais de 400 km e uma potência padrão na média do mercado seria extremamente difícil de lançar abaixo de 25.000 dólares com os custos atuais de material, de acordo com o relatório de 36kr. Afirma-se que esta estimativa veio de um engenheiro automotivo chinês.
Elon Musk disse no ano passado que queria abrir dez a doze novas fábricas para aumentar a produção. Assim, ele quer vender nada menos que 20 milhões de carros elétricos por ano em 2030. Em comparação, a Tesla vendeu 1,3 milhão de carros elétricos no ano passado e espera-se que venda 1,8 milhão este ano. Vamos acompanhar...
Fonte: CnEVpost
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla