O novo Chevrolet Bolt EUV foi lançado oficialmente no Brasil por R$ 279.990. SUV baseado no Bolt EV, modelo que marca a transição para a nova geração de veículos elétricos na plataforma Ultium da GM, estreia no país em edição limitada de 200 unidades e com condições especiais de financiamento.
Conforme noticiamos recentemente, a GM já anunciou que a linha Bolt/Bolt EUV será descontinuada até o final de 2023 para abrir espaço para a produção dos veículos elétricos de última geração na plataforma Ultium.
Nesse cenário, o Bolt EUV chega ao país um pouco tarde, mas a Chevrolet enfatiza se tratar de um modelo de transição. Sua vida curta se deve, principalmente, à nova fase do plano estratégico da GM para a transição energética, mais agressiva e que terá carros elétricos com maior volume de produção.
No caso, estamos falando de Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV, sendo que os últimos dois chegarão ao mercado a partir de meados de 2024, inclusive no Brasil, conforme adiantado pela própria marca.
Mas voltando ao Bolt EUV, ainda é um carro elétrico que dispõe de boas tecnologias em termos de eletrificação e eficiência e, como estratégia de comercialização num período mais curto, a Chevrolet irá disponibilizar o modelo em apenas 200 unidades custando R$ 279.990, preço que fica num patamar mais baixo que o do hatchback Bolt EV, lançado no ano passado por R$ 329.000, e em linha com os demais SUVs elétricos compactos disponíveis no mercado.
Além disso, para motivar os novos compradores do Bolt EUV, a Chevrolet está oferecendo um plano de venda com condição de pagamento mais flexível, o chamado financiamento 'balão', onde se paga uma entrada e parcelas intermediárias mais baixas, ficando um valor residual para o final, que pode ser liquidado, ou embutido no custo de um novo veículo elétrico da marca.
Produzido na fábrica de Lake Orion, estado de Michigan, Estados Unidos, o Chevrolet Bolt EUV (Electric Utility Vehicle) leva vantagem em relação ao Bolt EV regular pelo maior comprimento e altura, além de um design com toques peculiares, com mas que ainda segue as linhas do hatchback.
Em termos de dimensões, o SUV elétrico mede 4,31 metros de comprimento, sendo 161 mm mais longo e com 75 mm a mais na distância entre-eixos em comparação com o Bolt EV, o que garante mais espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro.
O modelo SUV utiliza o mesmo conjunto propulsor do hatchback, o motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que garante autonomia de 402 km pelo ciclo norte-americano EPA - um pouco menos que os 416 km de Bolt regular por conta do acréscimo de peso de cerca de 45 quilos.
No interior, o Bolt EUV também segue o mesmo padrão, adotando o painel atualizado para a linha 2022, central multimídia com tela de 10,2" e Android Auto e Apple CarPlay sem fio e tecnologias similares, além dos bancos redesenhados, mas é exclusividade do SUV o teto solar panorâmico elétrico (opcional).
Bem equipado em termos de itens de segurança, assim como o Bolt regular, o EUV vem de fábrica com câmera de visão traseira e também o pacote "Chevrolet Safety Assist", que inclui frenagem de emergência automática (AEB), 10 airbags, alerta de colisão frontal, assistente de permanência com aviso de saída de faixa, indicador de distância, IntelliBeam (troca automática de farol alto-baixo) e frenagem dianteira com alerta para pedestres, câmera de 360°, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de movimentação traseira.
Com Fábio Trindade, de Campinas (SP)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil