Recém-lançado, o novo Chevrolet Bolt EUV conseguiu um novo recorde oficial de autonomia para o Brasil. O desafio de máxima eficiência energética foi realizado na pista de testes da GM, um ambiente controlado, para marcar a estreia do SUV compacto elétrico no país.
A prova que durou 28 horas e 30 minutos foi realizada no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP), um circuito redondo de 4,3 km que simula uma reta plana infinita, e reuniu ao todo mais de 70 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, clientes, concessionários, parceiros e colaboradores da GM, que se revezaram ao volante.
Nós do InsideEVs Brasil participamos do lançamento e também deste desafio de autonomia do Bolt EUV, onde o objetivo era descobrir qual distância seria possível rodar com os 66 kW de capacidade da bateria do modelo em condições de máxima eficiência energética. Na prova, que foi auditada pelo Instituto Mauá, o Bolt EUV conseguiu percorrer 901,8 km com uma carga completa, o suficiente para ir de São Paulo (SP) a Goiânia (GO), por exemplo, seu melhor resultado em termos globais.
Em termos de propulsão, o Bolt EUV está equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque e m sistema capaz de regerar energia para a bateria em frenagens e desacelerações, que ajudam a ampliar a autonomia do veículo, principalmente em situações como o para e anda do trânsito urbano e descidas de serra.
Para percorrer os mais de 900 km, ou quase o dobro do ciclo padrão WLTP (456 km), os motoristas utilizaram-se de técnicas de otimização para conseguir o menor consumo de energia da bateria.
No caso do SUV elétrico, este pico de economia de energia é atingido em baixas velocidades, onde o Bolt EUV rodou com velocidades próximas a 35 km/h, com paradas apenas para a troca de condutor, que foram orientados a não aplicar acelerações bruscas, manter velocidade constante na maior parte do tempo e não utilizar sistemas de aquecimento ou ar-condicionado, por exemplo.
A GM destaca que o estilo de condução além das condições do veículo e da pista influenciam na autonomia de qualquer tipo de veículo. No caso dos carros elétricos, temperaturas extremas também são determinantes por conta da maior necessidade de refrigeração ou aquecimento da bateria.
Lançado por R$ 279.990 no Brasil, o Chevrolet Bolt EUV terá um único lote de 200 unidades para venda no país, além de facilidades como financiamento do tipo 'balão', com entrada e valor residual no final, e parcelas mais baixas.
Mas a linha de carros elétricos da Chevrolet terá mais novidades por aqui a partir de 2024, com a chegada dos modelos Blazer EV e Equinox EV, que já estão confirmados e previstos para meados do ano.
A ampla estrutura de engenharia que a GM possui no Brasil com o Campo de Provas e o Centro Tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento desses dois futuros modelos elétricos, em colaboração relacionada às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero