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Renault terá carro elétrico 'para as massas' com base em kei car japonês

Carro elétrico urbano da Renault está previsto para 2027 e irá rivalizar com o futuro Volkswagen ID.1

Renault 5 elétrico

Atualmente, o mundo dos carros elétricos está focado nos tamanhos médios e grandes, tanto para abrir espaço para baterias quanto para maximizar os lucros. Dessa forma, os modelos compactos estão reduzidos a segundo plano, mas as coisas devem mudar nos próximos anos: haverá uma democratização do carro elétrico, nas palavras de Luca De Meo, o número um da Renault, falando no evento "Future of the Car" do Financial Times.

O CEO da montadora francesa falou então sobre o futuro da empresa, antecipando a chegada de um pequeno carro elétrico da Renault, planejado para 2027, com um preço base de cerca de 20.000 euros, o que daria cerca de R$ 108.000 em uma conversão direta.

Nissan Sakura

Inspiração do Japão

Um modelo que contribuirá significativamente para o aumento das vendas de carros elétricos na Europa e que terá de competir com o Volkswagen ID.1, o futuro EV de entrada da gigante alemã, que também deve chegar em 2027.

Carros elétricos inspirados, nas palavras de De Meo, nos kei car japoneses, regulados em termos de tamanho e potência. Modelos acessíveis, com proposta urbana, que representaram mais de um terço dos 4,2 milhões de veículos vendidos em 2022 no Japão.

A290_β

Alpine 290_β

"Gosto muito da ideia de traduzir o conceito de kei car do Japão para o idioma europeu. Acho que é inteligente, porque não se trata apenas de uma questão de produto. É uma questão de produto e uma questão regulatória para permitir uma mobilidade humana eficiente e de baixo impacto", enfatizou o CEO da Renault.

Renault 5

Em termos de estilo e mecânica, De Meo não antecipou nada, embora seja fácil imaginar que a base do futuro carro elétrico pequeno da Renault será a plataforma modular CMF-BEV do Renault 5 elétrico e de seu homólogo esportivo Alpine A290.

Por ser um modelo com preço competitivo, ele poderia pegar emprestados alguns elementos do Dacia Spring (Kwid E-Tech), ou até mesmo se inspirar nele como um conceito: a tecnologia certa, mas não exagerada, baixa potência (o Spring tem potência máxima de 48 kW / 65 cv) e baterias relativamente pequenas. 

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