Primeiro o Renault 5, agora o Renault 4. Dois carros elétricos tão diferentes quanto semelhantes, com os quais a Renault está inaugurando uma nova fase na mobilidade elétrica: baseado na plataforma AmpR Small, criada pela divisão Ampere do fabricante francês, dedicada especificamente à mobilidade de emissão zero.
Os dois modelos têm a mesma tecnologia, potência e desempenho. Eles podem ter preços muito parecidos. No entanto, eles não vão competir diretamente, pois atendem a públicos com necessidades diferentes. Vamos entender por quê, começando pelos pontos em comum.
O Renault 5 e o Renault 4 utilizam a mesma plataforma. E não só isso. Pelo menos por enquanto, eles também adotam as mesmas variantes de trem de força. Ambos serão oferecidos com duas opções de baterias, de 40 e 52 kWh, respectivamente, e em diferentes níveis de potência: 122 e 150 cv. É verdade que o R5 terá mais adiante uma versão de entrada (com preço inicial de 25.000 euros / R$ 155.000), equipada com um motor de 95 cv, ainda não anunciada para o R4. No entanto, nada impede que, no futuro, a linha do SUV apresentado no último Salão de Paris também seja ampliada com uma variante equivalente.
Quanto aos pontos em comum, basta sentar-se no banco do motorista para perceber o mesmo layout do painel de instrumentos e os componentes compartilhados. No entanto, aqui começam a surgir as diferenças. Parte delas se deve à posição de dirigir, que é mais elevada no R4, e também à maior visibilidade proporcionada pelo formato da carroceria.
Renault 5 E-Tech
Renault 4 E-Tech
Além disso, os assentos do R5 são mais arredondados, enquanto os do R4 oferecem mais conforto. No geral, a sensação é que, no R5, um hatch urbano, o motorista se sente mais "envolvido", enquanto, no R4, um crossover prático e versátil, o foco está em proporcionar uma sensação maior de espaço. E é justamente nesse ponto que os dois carros divergem profundamente.
Renault 5 E-Tech
Renault 4 E-Tech
Renault 5 | Renault 4 | |
Bateria | 40 kWh/52 kWh | 40 kWh/52 kWh |
Potência máxima | 122 cv/150 cv | 122 cv/150 cv |
Alcance máximo | 410 km | 400 km |
Carregamento | 80 kW/110 kW | 80 kW/110 kW |
0-100 km/h | <8" | <8"5 |
O Renault 5 e o Renault 4 diferem em sua abordagem e filosofia de construção. O R5 é, essencialmente, um hatchback urbano. Com menos de 4 metros de comprimento, 14,8 cm de distância do solo e balanços mínimos, ele mantém a essência do R5 original: um carro compacto, ágil e capaz de se mover com grande facilidade, mesmo no trânsito das grandes cidades.
Renault 5 E-Tech
Renault 4 E-Tech
O R4, por outro lado, propõe um conceito de mobilidade elétrica quase oposto ao do R5. Ele também é fiel ao seu antecessor. Por isso, tem uma maior distância entre eixos e comprimento (4,14 metros), oferecendo mais espaço para os passageiros traseiros e um porta-malas maior (420 litros, em comparação com os 277 litros do R5). Embora não seja desajeitado em espaços apertados, muito pelo contrário, sua forma quadrada e distância ao solo de mais de 18 centímetros o tornam mais adequado para pegar a estrada, completamente carregado.
Renault 5 | Renault 4 | |
Comprimento | 3,92 m | 4,14 m |
Largura | 1,81 m | 1,80 m |
Altura | 1,50 m | 1,57 m |
Distância entre eixos | 2,54 m | 2,62 m |
Distância do solo | 14,8 cm | 18,1 cm |
Compartimento de bagagem | 277 l | 420 l |
Peso do porta-malas | 1.456 kg | 1.410 kg |
O Renault 5 já está à venda, enquanto o Renault 4 divulgará sua lista oficial de preços nas próximas semanas. Alguns acreditam que o R4 será ligeiramente mais caro que o R5, enquanto outros sugerem que os dois modelos não serão tão diferentes em termos de posicionamento no mercado.
Atualmente, o R5 tem um preço inicial de 32.900 euros (R$ 205.000), mas, como mencionado, no futuro estará disponível uma versão mais acessível, com preço de 24.900 euros (R$ 155.000). O R4 ainda é uma grande incógnita. É provável que ele não seja tão barato, mas mesmo que os dois modelos tenham preços parecidos, eles não vão competir entre si no mercado. Na verdade, a diferença entre eles pode ajudar a Renault a se destacar no segmento de carros elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil