Depois de estrear seu principal SUV Eletre no início deste ano e preparar o lançamento de seu próximo sedã totalmente elétrico, a Lotus está supostamente trabalhando pesado no desenvolvimento de um terceiro veículo elétrico, que irá rivalizar com modelos como o Porsche Macan e o BMW iX3 com emissões zero.
De acordo com a Autocar, que cita o diretor comercial da marca britânica, Mike Johnstone, o novo modelo tem o codinome interno Type 134 e está pronto para se tornar o ponto de entrada para a linha renovada da empresa.
Com um comprimento inferior a 5 metros, o Lotus EV de nível básico compartilhará a tecnologia com o Eletre maior e o sedã Type 133, mas supostamente será montado em uma plataforma diferente destinada a modelos menores.
Além disso, o novo SUV da Lotus provavelmente será equipado com uma bateria menor do que a encontrada no Eletre, que é avaliada em 112 kWh, bem como motores elétricos menos potentes. O topo de linha Eletre R, que é um concorrente do Tesla Model X, possui 675 kWh (917 cv de potência) e 985 Nm de torque, graças à sua configuração de motor duplo com tração nas quatro rodas.
O preço ainda não foi anunciado, mas, mais uma vez, provavelmente será menor do que o valor de cerca de US$ 105.000 do SUV Eletre, com a montadora chinesa estimando que o Type 134 será responsável por metade de suas vendas anuais até 2028, o que se traduziria em cerca de 75.000 unidades.
Isso seria um grande avanço para a montadora sediada em Norwich, que raramente viu as vendas anuais ultrapassarem 2.000 unidades em todo o mundo na última década, com apenas 1.710 carros vendidos em 2021.
Assim como seu irmão maior, o SUV elétrico de entrada se beneficiará da experiência da fabricante britânica na fabricação de carros aerodinâmicos e leves, com Johnstone insistindo que a filosofia central da empresa de desempenho e dinâmica de direção estará no centro do desenvolvimento.
"Muito esforço foi feito para garantir que os futuros carros que apresentaremos ao mercado sejam dirigidos da maneira que você esperaria que um Lotus fosse", disse o executivo para a Autocar. "Veja o caso do Eletre: a equipe de atributos esteve envolvida em seu desenvolvimento, pessoas que entendem como um Lotus deve ser sentido e dirigido.
Não se trata apenas de um SUV eletrificado com um emblema da Lotus: ele foi projetado desde o início para parecer, sentir e dirigir como um Lotus."
A fabricante britânica de carros esportivos foi fundada por Colin Chapman em 1948 e é provavelmente mais conhecida pelos motores de combustão interna Elise, Exige, Evora e Seven, sendo que o último acabou servindo de base para os modelos modernos da Caterham.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lotus revela "super" estação de carregamento ultrarrápida de 450 kW
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Lotus Emeya estreia com 917 cv e pronto para a briga com o Porsche Taycan
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Lotus Eletre terá nível de autonomia superior à Tesla e condução mãos-livres
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Lotus prepara sedã elétrico esportivo para encarar Porsche Taycan