O Lotus Eletre está visando o nível 4 de autonomia, de acordo com um nova apuração da AutoCar. A Lotus acredita que a autonomia de nível 4 será possível no Eletre graças aos seus sensores lidar integrados. Como referência, a Tesla está atualmente no nível 2 de condução autônoma.

Isso significa que seus veículos podem dirigir de forma autônoma, mas os motoristas ainda são obrigados a manter as mãos no volante e estar prontos para assumir o controle instantaneamente.

Galeria: Lotus Eletre

Como você deve se lembrar, em 2021 a Tesla decidiu reduzir custos confiando apenas em câmeras, em vez de radares para seu sistema de assistência ao motorista. Muitos especialistas do setor acreditam que esse movimento segurou a Tesla, com marcas rivais como a GM agora indiscutivelmente superiores quando se trata de direção autônoma graças à sua combinação de radar e câmeras.

O CEO da divisão Lotus Robotics, Li Bo, falou recentemente sobre como gosta de medir o sucesso quando se trata de tecnologia de direção autônoma. Bo prefere uma abordagem "hands-off", que vê até onde o veículo pode ir sem qualquer forma de intervenção humana.

Atualmente, as versões de teste do Lotus Eletre podem dirigir por mais de 200 km em condições mistas sem intervenção. Esse número está aumentando constantemente, com o objetivo final sendo 100.000 km por intervenção - efetivamente significando que nenhuma interação humana será necessária.

O Eletre, que agora está à venda na China, melhorará constantemente sua autonomia graças às atualizações OTA (Over-The-Air). É possível que, quando chegar aos EUA, em 2024, ele tenha a direção autônoma. A Lotus quer que o Eletre tenha comportamento autônomo diferente para condutores diferentes. Isso significa que os motoristas mais lentos terão experiências autônomas mais relaxadas, enquanto os mais arrojados poderão aproveitar a aceleração rápida do Eletre com mais frequência.