A fabricante britânica de carros esportivos Lotus anuncia que lançará quatro novos veículos elétricos nos próximos cinco anos, incluindo um modelo esportivo totalmente novo movido a bateria em 2026.

É a principal notícia que surge em Hethel em um bom tempo, embora, tecnicamente, venha de Wuhan. Isso porque os novos carros elétricos serão desenvolvidos e produzidos na China por uma nova subsidiária chamada Lotus Technology. A nova unidade acaba de anunciar sua sede global em Wuhan, com inauguração prevista para 2024, e a abertura de uma nova fábrica de carros elétricos da Lotus ainda este ano.

Galeria: Lotus - teasers de carros elétricos

De acordo com o comunicado de imprensa, a divisão tem a tarefa de acelerar a inovação "nas áreas de baterias e gerenciamento de energia, motores elétricos, sistemas de controle eletrônico, direção inteligente, manufatura inteligente e muito mais."

Lotus Technology também supervisionará a fabricação de "novos modelos Lotus 'lifestyle' para mercados globais." O primeiro deles a chegar ao mercado será o aguardado SUV Lotus em 2022. Codinome Type 132, este será um SUV do segmento E, o que significa que irá competir com modelos similares ao Tesla Model X e Audi e-tron.

O SUV será seguido em 2023 por um cupê de quatro portas do segmento E codinome Type 133. Nenhum outro detalhe foi fornecido sobre este modelo, mas provavelmente se equipará ao Mercedes-Benz EQE.

Lotus - linha de carros elétricos

O próximo será o Type 134, um novo SUV do segmento D (Tesla Model Y), previsto para estrear em 2025. Finalmente, esses três modelos se juntarão em 2026 a um carro esportivo elétrico totalmente novo, o Type 135.

Todos esses novos veículos elétricos serão construídos na nova arquitetura Lotus Premium, uma das quatro novas plataformas de veículos anunciadas em abril. Esta plataforma suporta uma distância entre eixos de 2.889 mm – 3.100 mm e é compatível com todos os tipos de veículos de passageiros dos segmentos C, D e E.

Os modelos terão à disposição baterias de 92-120 kWh e "o sistema de carregamento de carros elétricos de alta velocidade de 800 volts mais avançado da indústria". Os carros elétricos desenvolvidos nesta arquitetura serão capazes de acelerar de 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

Destacamos que os quatro novos veículos elétricos se juntarão ao hipercarro totalmente elétrico Evija e ao Emira, o último carro esportivo movido a gasolina da Lotus - ambos serão construídos em Hethel, no Reino Unido.

Na imagem teaser, os quatro veículos elétricos da Lotus revelam suas assinaturas de faróis de LED - algo que lembra um pouco o Genesis no caso do cupê de quatro portas e do carro esportivo - bem como as câmeras de vídeo que ocuparão o lugar dos tradicionais retrovisores laterais. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram