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Publicado na EVANNEX em 16 de maio de 2023, por Peter McGuthrie
Muitos críticos dos veículos elétricos apontam os combustíveis fósseis que geram a eletricidade usada para carregá-los. No entanto, eles raramente mencionam que, à medida que a geração de energia se torna mais sustentável por meio de fontes renováveis, o mesmo acontece com o carregamento e a condução de veículos elétricos - e a energia sustentável está se acelerando mais rapidamente em algumas áreas do que em outras.
Dirigir um veículo elétrico nos EUA está ficando mais ecológico à medida que a geração de energia se torna cada vez mais renovável, conforme detalhado em um relatório recente do The Wall Street Journal. Ainda assim, a limpeza da geração de energia varia significativamente de país para país e até mesmo de uma comunidade para outra nos EUA.
Embora as vendas de veículos elétricos da Tesla e de outras marcas estejam aumentando rapidamente em todo o mundo, a eletricidade usada para carregar os veículos deve vir de processos que geram muitas emissões, como carvão, ou de fontes renováveis, como vento, água e energia solar. Por exemplo, o WSJ aponta que a maior parte da eletricidade da China vem de carvão e petróleo com alto teor de CO2, tendo o país produzido cerca de 530 gramas de CO2/kWh na atmosfera da Terra no ano passado.
Os EUA produziram um pouco menos, cerca de 368 gramas de CO2/kWh, o que significa que geraram menos emissões de eletricidade do que a China ou outros países, como Japão e Alemanha. Enquanto 60% da eletricidade dos EUA foi produzida no ano passado por combustíveis fósseis, cerca de 18% veio da energia nuclear e 22% foi proveniente de fontes de energia puramente renováveis, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA.
Nesse ponto, o Brasil vive outra realidade em termos de matriz energética, com as fontes limpas de geração de energia elétrica representando algo na casa dos 90%.
Mas voltando aos EUA, os números representam um progresso contínuo em termos de energia sustentável. A Union of Concerned Scientists, uma organização de defesa do meio ambiente, tem monitorado a limpeza dos veículos elétricos desde 2012. David Reichmuth, coautor da análise mais recente do sindicato, detalha como os veículos elétricos se tornam ainda mais limpos com a queda das emissões do setor de energia, uma tendência que tem progredido continuamente nos EUA na última década.
"É realmente subestimado o fato de que parte dessa transição é que as emissões dos veículos elétricos na estrada mudam à medida que a rede fica mais limpa", disse Reichmuth.
De qualquer forma, estudos da Agência Europeia do Meio Ambiente e da Agência Internacional de Energia mostram que os veículos elétricos são sempre uma solução mais ecológica do que os veículos a gasolina, independentemente de onde são conduzidos ou de quão limpa é a matriz energética na área.
As emissões mundiais de CO2 provenientes da geração de energia caíram cerca de 11% desde 2007, conforme descrito pelo think tank Ember Climate em sua 2023 Global Electricity Review. Esses e outros conjuntos de dados mostram que os veículos elétricos continuarão a se tornar um produto de baixa emissão à medida que vários países passarem a usar energias renováveis para a geração de energia.
Fonte: The Wall Street Journal
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Fonte: EVANNEX
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