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BMW: os carros elétricos do futuro também nascerão na China

Montadora produzirá carros com a plataforma Neue Klasse na Alemanha, China e possivelmente também no México

BMW Neue Klasse, renderizado no Motor1.com

A Neue Klasse, para a BMW, é sinônimo de futuro. A nova plataforma da empresa sediada em Munique será a base para uma família de modelos elétricos (e outros) que será lançada em 2025 com o novo Série 3 movido a bateria. Pedra fundamental da nova estratégia da empresa, ela será produzida na Europa e - de acordo com as últimas declarações - também na China.

A BMW havia anunciado que a produção nessa base começaria em meados de 2025 na fábrica húngara de Debrecen, que está atualmente em construção. Hoje, a empresa afirma que, a partir do ano seguinte, 2026, também produzirá carros Neue Klasse na fábrica chinesa de Shenyang, onde opera a BMW Brilliance Automotive, uma joint venture entre a BMW e a chinesa Brilliance.

2023 BMW i Vision Dee concept

Passo fundamental

Para iniciar a produção em solo chinês, a BMW, que atualmente comemora 20 anos de sua joint venture com a Brilliance, anunciou que alocará cerca de 1,3 bilhão de euros para modernizar a fábrica com novas linhas e um departamento de produção de baterias de íons de lítio.

A mudança é necessária para atender às metas de transição energética. A BMW, de fato, declarou que em 2030 mais da metade dos carros produzidos em suas fábricas serão elétricos.

A fábrica da BMW em Debrecen

É por isso que, além de Debrecen e Shenyang, a empresa também está estudando a modernização de sua fábrica em San Luis Potosi, no México, para produzir carros "Neue Klasse" lá também a partir de 2027. Ao mesmo tempo, a empresa também trabalhará para atualizar a unidade de Spartanburg, nos Estados Unidos.

Novas baterias também

Do ponto de vista técnico, a plataforma Neue Klasse adotará baterias com células cilíndricas, que substituirão as prismáticas usadas nos carros elétricos atuais. Elas serão do tipo 46120, o que significa que terão o mesmo diâmetro que as 4680 da Tesla, mas serão ainda mais longas, 120 mm em vez de 80 mm. Junto com elas, a BMW adicionará células menores, do tipo 4695, para pacotes de baterias menores.

Falando em modelos, até seis carros diferentes surgirão da nova plataforma dentro de dois anos. O primeiro será um SUV, ou melhor, um SAV (Sport Activity Vehicle, veículo de atividade esportiva, nas palavras da empresa), e um sedã, provavelmente o Série 3 elétrico. Em seguida, será a vez de mais quatro modelos com emissão zero.