A Cadillac anunciou oficialmente hoje o primeiro Escalade totalmente elétrico - o Cadillac Escalade IQ, apresentando a designação IQ, que é a nomenclatura de veículos elétricos da marca.
A empresa ainda não disse nada sobre os detalhes técnicos desse grande SUV de luxo, mas acrescentou que ele será revelado ainda este ano.
"A estratégia de nomenclatura IQ celebra a Cadillac introduzindo um tipo diferente de EV no mercado - um que funciona em conjunto com a vida cotidiana e os ambientes das pessoas"
De acordo com o fabricante, o Cadillac Escalade IQ oferecerá o mesmo compromisso com a habilidade, a tecnologia e o desempenho da versão com motor de combustão interna.
O Cadillac Escalade IQ será o terceiro modelo totalmente elétrico da marca, depois do Cadillac Lyriq e do Cadillac Celestiq. Acreditamos que ele também será baseado na Ultium, já que essa é a plataforma da General Motors para todos os novos BEVs no momento.
Um Escalade totalmente elétrico provavelmente não é uma surpresa para ninguém, já que os primeiros rumores surgiram em 2019. Na época, esperava-se que a Cadillac pudesse lançar uma versão de 640 km de alcance. Mais tarde, ouvimos também que ele poderia ser produzido na fábrica de Detroit-Hamtramck.
Em 2020, houve um relatório sobre uma possível versão com bateria de 200 quilowatts-hora (kWh) com alcance de cerca de 640 km.
Considerando que uma bateria de 200 kWh se encaixa nos modelos GMC Hummer EV Pickup/GMC Hummer EV SUV, isso pode ser verdade também no caso do Cadillac Escalade IQ, que é um grande veículo de três fileiras e sete lugares.
De qualquer forma, parece que outro concorrente para o Rivian R1S está chegando - potencialmente daqui a dois anos, dependendo de quão avançado está o desenvolvimento do projeto.
Ficamos muito felizes em ouvir uma nova confirmação do Cadillac Escalade elétrico, pois isso provavelmente significa uma transição gradual das versões a combustão, que consomem muita gasolina, das ruas.
Enquanto comemora o sucesso dos seus dois primeiros veículos elétricos, a Cadillac acelera a produção de VEs se apoiando na arquitetura Ultium da GM. Sua vinda ao Brasil é fortemente cotada para um futuro próximo, e apenas com veículos elétricos. Vamos acompanhar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM prometeu uma revolução nos carros elétricos; veja o que deu errado
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Cadillac lança Optiq: SUV elétrico de luxo está nos planos para o Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Cadillac Escalade IQ: ícone dos SUVs renasce como veículo elétrico ultraluxo
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
GM lançará em 2023 quatro carros elétricos com plataforma Ultium na China