A montadora chinesa JAC Auto iniciou a pré-venda do carro elétrico compacto Yiwei 3, o primeiro modelo montado na nova plataforma dedicada desenvolvida internamente e que estreia com autonomia de até 505 km e preço inicial de 97.900 yuans, o equivalente a R$ 68.600 em uma conversão direta.
Com o lançamento do Yiwei 3, a JAC inicia uma nova linha de carros elétricos, que tem foco em clientes mais jovens. Até 2025, a série Yiwei será composta por quatro carros: Yiwei 3, Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5. E agora, o primeiro modelo Yiwei está disponível para pré-encomendas na China.
Pensado para as grandes cidades, o Yiwei 3 é um carro elétrico compacto que mede 4.025 mm de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.560 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.620 mm, porte similar a de modelos populares por aqui como Onix ou HB20, porém, com amplo espaço interno. Na China, ele deve encarar rivais como o Ora Funky Cat da GWM, Wuling Bingo da GM-Wuling e o promissor BYD Dolphin, que virá ao Brasil em breve.
O visual não chega a ser exatamente uma novidade para os chineses, com o Yiwei 3 se destacando pelos faróis circulares e formato arredondado da carroceria. Mas o novo JAC se destaca pelas maçanetas retráteis e uma pintura externa em dois tons com teto preto.
Por dentro, o Yiwei 3 agrada e mostra um patamar superior para os carros elétricos da JAC: uma grande tela flutuante de 15,6 polegadas com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei, quadro de instrumentos totalmente digital e recarga sem fio para smartphones. O volante de dois raios tem fundo plano para economizar espaço para os joelhos e botões com o mesmo design dos modelos da marca Nio, também produzidos pela JAC Auto.
Em termos de propulsão, o JAC Yiwei 3 de entrada tem um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e uma bateria LFP suficiente para 405 km de autonomia. Já a segunda versão tem motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 505 km de autonomia, sempre pelo ciclo chinês, um pouco mais otimista que os padrões ocidentais. Mais adiante, a JAC planeja lançar uma versão de longo alcance com uma bateria de sódio para 600 km de autonomia.
A JAC, em outros tempos à frente do mercado de carros elétricos na China, perdeu espaço para outras marcas locais e agora faz um importante movimento com o lançamento da submarca Yiwei, uma nova plataforma dedicada e um sistema operacional mais maduro. Resta saber mais detalhes técnicos, que serão revelados mais adiante. Seria uma boa opção para o Brasil? Deixe seu comentário.
Fonte: AutoHome
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