Não é injusto chamar BMW e Mercedes-Benz de duas faces da mesma moeda. Ambos apresentam uma visão firmemente alemã e ferozmente independente de luxo, design e desempenho que as tornou arquirrivais. À medida que a indústria faz a transição para a eletrificação, as duas marcas estão mais uma vez se enfrentando, e adotando abordagens muito diferentes.
Em nenhum lugar isso é mais claro do que na aparência de seus veículos elétricos, com a Mercedes-Benz lançando a submarca EQ, com uma linguagem de design própria e modelos específicos. A BMW, por sua vez, simplesmente não entende a lógica nisso. Ou pelo menos o head de design de marca da BMW, Domagoj Dukec, não.
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Novo BMW i5 M60 xDrive
"Por que um carro elétrico tem que parecer diferente?" Dukec perguntou durante uma mesa redonda com a mídia no Concorso d'Eleganza Villa d'Este do último fim de semana, em Como, na Itália. "Eu sou a mesma pessoa. Quero a mesma experiência. Terei a mesma vida. Sabe, eu não quero que tudo seja completamente diferente. Se se torna diferente, então é diferente porque faz sentido para todos. Não projetamos um diesel diferente de uma gasolina."
Os comentários de Dukec foram feitos poucos dias antes de a BMW lançar o Série 5 2024 e o i5 totalmente elétrico e visualmente idêntico - e não muito tempo depois de adotar a mesma abordagem com o Série 7 e o i7. De fato, o único veículo elétrico da BMW que se destaca, em termos de design, é o iX, que não tem um equivalente movido a combustão para entrar em conflito. Isso fez com que Dukec argumentasse que a eletrificação não tem impacto real sobre a liberdade do design.
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Novo BMW iX1
"As pessoas lá dentro têm o mesmo espaço. Você poderia dizer que não há motor na frente, mas você ainda tem motores, sim? Você tem uma bateria maior [e] você tem que colocar componentes abaixo da carroceria – que estariam lá onde a bateria está – em outro lugar. E assim nossos carros não têm frunk. [Mas] você ainda precisa de resfriamento. Você ainda precisa de todas essas coisas."
Dukec sugere que a sustentabilidade não precisa ser um compromisso estilístico, apontando que a Mercedes-Benz força seus clientes a escolher entre um Classe S convencional movido a gasolina ou um EQS totalmente elétrico. Por outro lado, a BMW está oferecendo aos seus clientes uma escolha de modelo a combustão ou veículo elétrico, mas com design consistente entre os dois.
Se você gosta do estilo independente de propulsão da BMW – uma abordagem compartilhada com o G80 eletrificado e o GV70 da Genesis, por sinal – é uma questão à parte. Deixe sua opinião se você prefere visuais EV dedicados ou uma linguagem de design compartilhada com os modelos tradicionais.