Os carros elétricos vendidos no Brasil devem ter a autonomia informada com uma redução de 30% em relação aos resultados dos testes. Após a divulgação no começo do ano de que o Inmetro adotaria um novo padrão para informação sobre alcance dos veículos elétricos, recentemente o órgão publicou a portaria que oficializa o novo critério.
Publicada nesta quinta-feira (25), a portaria com atualização de requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) traz entre as principais atualizações novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelo veículo, seguindo o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/Ibama).
A partir de agora, a redução da tolerância nos ensaios de Consumo Energético Combinado (MJ/km) cai para até 6% de desvio - anteriormente o índice era 8% -, e a utilização de métodos específicos nos ensaios de veículos híbridos e elétricos a bateria, baseado nas normas da ABNT e SAE (Society of Automotive American Engenieers).
Além disso, a nova portaria também determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras, para veículos eletrificados, seja o mesmo que consta na tabela do Inmetro. Ou seja, não será mais permitido informar o alcance nos padrões internacionais WLTP, EPA ou NEDC.
“São alterações amplamente discutidas com a indústria, em um processo de evolução constante do programa. Queremos dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, e ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos”, afirmou Hercules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos (Divet).
Essa publicação é na verdade a oficialização do padrão que foi anunciado no começo do ano, que gerou muita discussão por conta do índice de redução de 30% na autonomia informada. Um número exagerado e que destoa dos principais padrões internacionais de medição para alcance de veículos elétricos, como EPA, WLTP, NEDC e CLTC, entre outros.
De acordo com a nova portaria publicada ontem, as montadoras têm até o dia 30 de setembro para adequação ao novo regulamento.
Fonte: Inmetro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial