Uma disputa entre GWM e BYD, duas gigantes do segmento automotivo, estourou nesta semana por conta de padrões de emissões na China, desencadeando uma discussão pública isso em meio à crescente concorrência no mercado chinês e global. 

Segundo relatado pela Reuters e agências locais, a Great Wall Motor apresentou um relatório aos órgãos reguladores da China contra a BYD, alegando que os dois modelos híbridos mais vendidos de sua rival não atendiam aos padrões de emissões.

BYD Song Plus hibrido (1) movimento

A GWM disse em sua conta no WeChat ter enviado documentos em 11 de abril ao Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, ao Ministério da Indústria e Informação e ao principal órgão regulador do mercado, alegando que a BYD não cumpriu os padrões de emissões de poluentes. 

No entanto, a montadora não forneceu evidências para sua alegação e não explicou por que nenhum problema havia sido detectado anteriormente pelos órgãos reguladores chineses.

A acusação é de que a BYD estaria usando tanques de combustível não pressurizados em seus híbridos plug-in Qin Plus e Song Plus - sedã e SUV mais vendidos da montadora - o que permite que o líquido em seu interior evapore mais rapidamente do que em tanques pressurizados. 

BYD Qin PLUS

Por sua vez, a BYD rejeitou a alegação, dizendo que os testes realizadas pela rival foram irregulares e que seus veículos atendiam aos padrões de emissões da China. Disse ainda que se reservava o direito de tomar medidas legais contra a GWM.

"Nós nos opomos firmemente a qualquer tipo de comportamento competitivo injusto e nos reservamos o direito de processar", disse a BYD em um comunicado.

As três agências governamentais envolvidas na reportagem não responderam imediatamente a um pedido de respostas da Reuters. 

GWM

Olhando por um ângulo mais amplo, o site chinês CarNewsChina relata que especialistas locais destacam que a China tem requisitos de emissões mais rígidos para PHEVs em comparação com os veículos de combustão interna.

Os tanques pressurizados, que são amplamente utilizados em híbridos e híbridos plug-in, são projetados para limitar a evaporação da gasolina e atender aos padrões regulatórios para a fumaça de gasolina emitida pelos veículos.

A leitura é que mesmo que os níveis de emissão de modelos específicos atendam aos requisitos da maioria dos países, eles podem encontrar problemas legais na rigorosa regulamentação chinesa. Vamos acompanhar o desenvolvimento dessa história.

Fonte: Reuters, Nikkei, CarNewsChina