Uma disputa entre GWM e BYD, duas gigantes do segmento automotivo, estourou nesta semana por conta de padrões de emissões na China, desencadeando uma discussão pública isso em meio à crescente concorrência no mercado chinês e global.
Segundo relatado pela Reuters e agências locais, a Great Wall Motor apresentou um relatório aos órgãos reguladores da China contra a BYD, alegando que os dois modelos híbridos mais vendidos de sua rival não atendiam aos padrões de emissões.
A GWM disse em sua conta no WeChat ter enviado documentos em 11 de abril ao Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, ao Ministério da Indústria e Informação e ao principal órgão regulador do mercado, alegando que a BYD não cumpriu os padrões de emissões de poluentes.
No entanto, a montadora não forneceu evidências para sua alegação e não explicou por que nenhum problema havia sido detectado anteriormente pelos órgãos reguladores chineses.
A acusação é de que a BYD estaria usando tanques de combustível não pressurizados em seus híbridos plug-in Qin Plus e Song Plus - sedã e SUV mais vendidos da montadora - o que permite que o líquido em seu interior evapore mais rapidamente do que em tanques pressurizados.
Por sua vez, a BYD rejeitou a alegação, dizendo que os testes realizadas pela rival foram irregulares e que seus veículos atendiam aos padrões de emissões da China. Disse ainda que se reservava o direito de tomar medidas legais contra a GWM.
"Nós nos opomos firmemente a qualquer tipo de comportamento competitivo injusto e nos reservamos o direito de processar", disse a BYD em um comunicado.
As três agências governamentais envolvidas na reportagem não responderam imediatamente a um pedido de respostas da Reuters.
Olhando por um ângulo mais amplo, o site chinês CarNewsChina relata que especialistas locais destacam que a China tem requisitos de emissões mais rígidos para PHEVs em comparação com os veículos de combustão interna.
Os tanques pressurizados, que são amplamente utilizados em híbridos e híbridos plug-in, são projetados para limitar a evaporação da gasolina e atender aos padrões regulatórios para a fumaça de gasolina emitida pelos veículos.
A leitura é que mesmo que os níveis de emissão de modelos específicos atendam aos requisitos da maioria dos países, eles podem encontrar problemas legais na rigorosa regulamentação chinesa. Vamos acompanhar o desenvolvimento dessa história.
Fonte: Reuters, Nikkei, CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Xpeng apresenta elétrico com extensor capaz de rodar até 1.400 km
Impressões: Alpine A290, um hot hatch elétrico, mas sem o fator “Uau!”
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma