Elon Musk já riu da BYD, mas hoje em dia a considera muito competitiva
Musk caiu na gargalhada durante uma entrevista em 2011, quando um repórter sugeriu a BYD como um potencial rival da Tesla
Elon Musk não escondeu sua admiração pelos fabricantes chineses de veículos elétricos e pela ética de trabalho no país asiático, especialmente depois que a Tesla abriu sua primeira fábrica de montagem de veículos no exterior, em Xangai, no final de 2019.
Em janeiro deste ano, quando lhe foi pedido que indicasse o concorrente mais difícil da empresa, o CEO da Tesla respondeu "alguma empresa da China", sem fornecer um nome.
"Eles são os que trabalham mais duro e os mais inteligentes. Portanto, se eu fosse adivinhar, provavelmente alguma empresa da China seria a segunda mais provável a ficar atrás da Tesla", disse Musk.
Ele provavelmente estava se referindo a empresas como BYD, Nio e XPeng, para citar apenas alguns dos mais proeminentes fabricantes de veículos elétricos da China.
É provável que Musk estivesse se referindo à BYD, a principal fabricante de veículos elétricos da China, embora sua opinião sobre a empresa chinesa nem sempre tenha sido positiva.
Em uma entrevista à Bloomberg em 2011, Musk caiu na gargalhada quando o repórter sugeriu a BYD como possível rival da Tesla no setor de veículos elétricos. "Você já viu o carro deles?" Musk respondeu, acrescentando que não via a BYD como concorrente de forma alguma.
Bem, mais de uma década depois, Elon Musk mudou de ideia sobre a BYD. Respondendo a um trecho da entrevista de 2011 publicado no Twitter, Musk esclareceu que muitas coisas mudaram desde então, e os carros da BYD são agora muito impressionantes.
"Isso foi há muitos anos. Seus carros são altamente competitivos hoje em dia", escreveu Musk. Para ser justo, muitas coisas mudaram desde 2011. A Tesla deixou de ser uma startup de veículos elétricos para se tornar a principal fabricante de veículos elétricos do mundo e a montadora mais valiosa em termos de capitalização de mercado.
Enquanto isso, a BYD deixou de fabricar carros pouco inspiradores para se tornar a líder do mercado de NEV (New Energy Vehicle) da China e uma empresa que está se expandindo rapidamente em todo o mundo.
Na verdade, a BYD vende mais carros eletrificados do que a Tesla, embora seja preciso dizer que suas estatísticas de vendas acumulam híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a bateria (BEV).
Em 2022, a BYD vendeu mais de 1,85 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo, dos quais 946.238 eram BEVs. Isso não fica muito atrás da Tesla, que entregou 1,3 milhão de BEVs em todo o mundo no ano passado.
Fonte: Elon Musk (Twitter) via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia