page ad skin

Elon Musk já riu da BYD, mas hoje em dia a considera muito competitiva

Musk caiu na gargalhada durante uma entrevista em 2011, quando um repórter sugeriu a BYD como um potencial rival da Tesla

BYD Seagull

Elon Musk não escondeu sua admiração pelos fabricantes chineses de veículos elétricos e pela ética de trabalho no país asiático, especialmente depois que a Tesla abriu sua primeira fábrica de montagem de veículos no exterior, em Xangai, no final de 2019.

Em janeiro deste ano, quando lhe foi pedido que indicasse o concorrente mais difícil da empresa, o CEO da Tesla respondeu "alguma empresa da China", sem fornecer um nome.

"Eles são os que trabalham mais duro e os mais inteligentes. Portanto, se eu fosse adivinhar, provavelmente alguma empresa da China seria a segunda mais provável a ficar atrás da Tesla", disse Musk.

BYD Seal (Europa)

Ele provavelmente estava se referindo a empresas como BYD, Nio e XPeng, para citar apenas alguns dos mais proeminentes fabricantes de veículos elétricos da China.

É provável que Musk estivesse se referindo à BYD, a principal fabricante de veículos elétricos da China, embora sua opinião sobre a empresa chinesa nem sempre tenha sido positiva.

BYD Seagull - Salao de Xangai

Em uma entrevista à Bloomberg em 2011, Musk caiu na gargalhada quando o repórter sugeriu a BYD como possível rival da Tesla no setor de veículos elétricos. "Você já viu o carro deles?" Musk respondeu, acrescentando que não via a BYD como concorrente de forma alguma.

 

Bem, mais de uma década depois, Elon Musk mudou de ideia sobre a BYD. Respondendo a um trecho da entrevista de 2011 publicado no Twitter, Musk esclareceu que muitas coisas mudaram desde então, e os carros da BYD são agora muito impressionantes. 

BYD Yangwang U8 (1)

"Isso foi há muitos anos. Seus carros são altamente competitivos hoje em dia", escreveu Musk. Para ser justo, muitas coisas mudaram desde 2011. A Tesla deixou de ser uma startup de veículos elétricos para se tornar a principal fabricante de veículos elétricos do mundo e a montadora mais valiosa em termos de capitalização de mercado.

Enquanto isso, a BYD deixou de fabricar carros pouco inspiradores para se tornar a líder do mercado de NEV (New Energy Vehicle) da China e uma empresa que está se expandindo rapidamente em todo o mundo.

Na verdade, a BYD vende mais carros eletrificados do que a Tesla, embora seja preciso dizer que suas estatísticas de vendas acumulam híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a bateria (BEV).

Em 2022, a BYD vendeu mais de 1,85 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo, dos quais 946.238 eram BEVs. Isso não fica muito atrás da Tesla, que entregou 1,3 milhão de BEVs em todo o mundo no ano passado.