Como é feito o novo sistema de energia estacionária da Toyota
Criado em colaboração com a companhia de energia de Tóquio, será instalado em um parque eólico para gerenciamento de consumo
Para as montadoras, a transição ecológica não significa apenas carros elétricos. É mais uma corrida contra o tempo para alcançar a neutralidade de carbono. Assim, o compromisso se desdobra em várias frentes. A Toyota, que começou a se mexer com os elétricos, está trabalhando em conjunto com a Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco) no desenvolvimento de sistemas de armazenamento estacionário com 1 MW de potência e 3 MWh de capacidade.
Eles têm a particularidade de cumprir as normas de segurança tanto dos sistemas fixos de armazenamento quanto das baterias para carros elétricos. A primeira fábrica deste tipo, que é feita com baterias de carros, será instalada no parque eólico Eurus Tashirotai e testada a partir do outono.
O impulso das energias renováveis
A Toyota está se lançando no campo dos sistemas estacionários consciente do fato de que, no futuro, cada vez mais energia será produzida a partir de fontes renováveis e, por conseguinte, será necessário armazená-la e depois explorá-la mesmo quando não for produzida.
Além disso, com este projeto, a Toyota começa a entrar no mercado de energia juntamente com um player líder no Japão e, a partir daqui, poderá começar a estudar novas oportunidades de negócios na área de serviços.
Tipos de baterias utilizados
A Tepco, que será responsável pelo software de gestão do sistema de armazenamento, utilizará baterias estacionárias para gerenciar picos de consumo e utilizará o projeto para verificar o correto funcionamento desse sistema, que também poderá ser conectado em paralelo com outros sistemas similares..
Ainda não está claro se o novo sistema de armazenamento da Toyota usará baterias do mesmo tipo ou se será capaz de lidar com acumuladores diferentes. No final de 2022, aliás, a Toyota anunciou a experimentação de sistemas estacionários feitos com acumuladores de carros elétricos, híbridos, plug-in e até células de combustível.
Esta solução técnica parece promissora graças à presença de um software de varredura especial que monitora a distribuição de energia entre os vários acumuladores.
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