Mais um carro elétrico urbano estreia na China. A joint venture SAIC-GM-Wuling (SGMW), na qual a General Motors detém uma participação de 44%, lançou oficialmente o mini SUV elétrico Baojun Yep com um preço de entrada bastante competitivo de 79.800 yuans, o equivalente a R$ 57 mil em uma conversão direta.
Com vazamento no início de 2023 e revelação oficial ao público no Salão de Xangai em abril, o Baojun Yep - seu nome chinês é YueYe - foi colocado à venda na China em 25 de maio, visando compradores mais jovens com preços mais baixos do que a média do segmento.
O mini SUV quadradinho de três portas e quatro lugares é um veículo ultracompacto que mede apenas 3.381 mm de comprimento, 1.685 mm de largura e 1.721 mm de altura. O Baojun Yep tem uma distância entre eixos de 2.110 mm e pesa apenas 1.006 kg.
Os bancos traseiros, onde o espaço é reduzido, como você pode imaginar, podem ser rebatidos para criar um generoso espaço de bagagem de 715 litros. O acesso ao porta-malas é feito por meio de uma grande porta traseira que se abre em uma dobradiça vertical para os lados, com a Baojun se referindo a essa configuração como uma porta traseira "semelhante a uma geladeira".
No entanto, esse não é todo o espaço de armazenamento disponível. Sob o capô dianteiro, há um porta-malas de 35 litros que também pode funcionar como geladeira ou aquecedor, permitindo que os passageiros mantenham suas bebidas na temperatura correta ao acampar. Para os clientes que precisam de mais espaço, a Baojun também oferece racks de teto retrô opcionais que podem transportar até 30 kg.
A Baojun se refere ao exterior do Yep como um design Square Box, enquanto o interior é chamado de JoyBox. O painel é dominado por uma tela dupla de 10,25 polegadas, com uma metade funcionando como painel de instrumentos digital e a outra como tela principal para o sistema de informação e entretenimento, que roda um sistema operacional chamado KiOS, combinado com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi. Esse último permite suporte ao estacionamento automatizado e ao controle de faixa de rodagem (LCC). O mini SUV também é equipado com uma câmera de 360 graus.
Outro recurso interessante é um sistema de fixação no painel que permite que os ocupantes fixem vários itens no painel, como uma tela adicional na frente do passageiro, por exemplo.
O Baojun Yep oferece mais recursos peculiares, sendo o principal deles a grande tela traseira externa, chamada de Car-watch. Fixada na porta traseira e imitando a aparência de um relógio de pulso, a curiosa tela pode ser usada para comunicar textos ou imagens a outros motoristas ou pedestres.
Assim como muitos outros recursos do Baojun Yep, o Car-watch pode ser operado por meio de um aplicativo de smartphone. O mesmo aplicativo também pode controlar as janelas, o ar condicionado, o diagnóstico primário do veículo e a posição do veículo.
O mini SUV elétrico vem com uma configuração exclusiva de trem de força com motor único e tração traseira, que consiste em uma bateria de 28,1 kWh e um motor elétrico com 50 kW (67 cv) e 140 Nm de torque - a velocidade máxima é limitada a 100 km/h.
De acordo com a empresa apoiada pela General Motors, o conjunto de baterias fornecido pela Guangxi Ningfu tem uma densidade de 130 Wh/kg e permite uma autonomia de até 303 km, pelo ciclo chinês. Quanto ao carregamento, ele vai de 30 a 80% do estado de carga em 35 minutos.
Dada sua proposta urbana, visual interessante e boa oferta de tecnologia considerando seu preço e segmento, será que este jipinho elétrico seria uma boa opção para o Brasil? Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fotos: Autohome/divulgação
Fonte: Baojun via CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025